Cidades Covid: veja o esquema de vacinação nesta sexta (2) em dez capitais

Covid: veja o esquema de vacinação nesta sexta (2) em dez capitais

SP terá repescagem de 42 a 46 anos, Rio vacina pessoas de 43, assim como Salvador — além de populações de ilhas da cidade

Calendário de vacinação contra a covid-19 segue desigual no Brasil

Calendário de vacinação contra a covid-19 segue desigual no Brasil

Pixabay

O calendário de vacinação contra a covid-19 nas principais cidades do país se mantém dependente da chegada de novos lotes de imunizantes por parte do governo federal.

São Paulo terá repescagem de 42 a 46 anos, enquanto o Rio prevê a imunização de pessoas de 43, assim como Salvador — que também promove a vacinação das populações de algumas ilhas da cidade.

No Brasil, foram vacinados cerca de 74,9 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 26,7 milhões também com a segunda dose contra a doença até a segunda-feira (28).

São Paulo

Nesta sexta-feira, a cidade de São Paulo promoverá a repescagem do público de 42 a 46 anos.

Entre segunda (5) e quarta-feira (7) será a vez de quem tem 41 anos. A população é estimada em 132 mil pessoas.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) recomenda que os cidadãos façam o pré-cadastro no site VacinaJá para agilizar o processo de atendimento nas unidades de saúde.

Rio de Janeiro

Já o Rio de Janeiro deverá vacinar, a partir desta sexta, as  pessoas de 43 anos ou mais. Gestantes e puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais podem receber a imunização todos os dias da semana.

Segundo o cronograma estabelecido pela prefeitura carioca, as mulheres serão atendidas no turno da manhã e os homens à tarde.

Nas próximas duas semanas, a prefeitura carioca deverá antecipar o calendário e iniciar a vacinação das pessoas entre 42 e 37 anos.

Curitiba

Nesta sexta-feira, Curitiba realiza a vacinação da população com 45 anos completos ou mais. O atendimento será realizado nos 17 pontos de vacinação da capital paranaense, entre 8h e 18h.

Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, nesta sexta, a imunização das pessoas de 49 anos, completos até 31 de julho. A aplicação é exclusiva para residentes da capital.

A expectativa de público para a primeira dose do imunizante é de cerca de 26 mil pessoas.

As pessoas convocadas devem se vacinar exclusivamente nos locais listados para o grupo, disponíveis no portal da prefeitura belorizontina.

Porto Alegre

Porto Alegre ampliou a vacinação na cidade para faixa etária de 45 anos, conforme informou o site da prefeitura da capital gaúcha.

A imunização segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha:

— Homens com 50 anos ou mais;

— Profissionais de saúde e de apoio à saúde;

— Pessoas com deficiência a partir de 18 anos;

— Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos;

— Funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior;

— Gestantes e puérperas com comorbidades, e sem comorbidades mediante prescrição médica.

Salvador

Em Salvador, moradores da Ilha de Maré com 18 anos ou mais já estão sendo vacinados em uma ação para imunizar todo o público-alvo das Ilhas com a Johnson, de aplicação única, o que facilita a logística da imunização.

Também estão sendo atendidas pessoas a partir de 43 anos na capital baiana.

Segundo a prefeitura soteropolitana, as ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades também receberão a mesma estratégia.

Recife

A Prefeitura do Recife mantém a vacinação para pessoas com 40 anos ou mais que residem na cidade.

A capital pernambucana também anunciou um novo grupo no esquema de imunização: trabalhadores da indústria e da construção civil com 38 anos ou mais.

Mais informações sobre a campanha de vacinação na cidade podem ser obtidas no site da prefeitura recifense.

Fortaleza

Em Fortaleza, o município abriu nova lista de agendamentos para a imunização a partir desta sexta-feira. Atualmente, a cidade está vacinando pessoas que nasceram em 1986.

Na capital cearense, 356.814 pessoas completaram o esquema vacinal. A cidade tem 1.131.838 vacinados com a primeira dose. Os números foram atualizados na quinta-feira, em balanço diário da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).

A Prefeitura de Fortaleza também está antecipando a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, com vencimento previsto para este mês de julho. A dose pode ser aplicada no intervalo de 30 a 90 dias

As autoridades de saúde solicitam que a população busque as informações nos canais de comunicação da prefeitura municipal, pois o envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp ainda está suspenso.

Belém

A cidade de Belém (PA) inicia, nesta sexta-feira, a imunização com a primeira dose nas pessoas em geral nascidas nos anos de 1984 e 1985.

A prefeitura municipal também deverá vacinar os moradores da ilha do Combu de 18 a 59 anos com a primeira dose e pessoas de 70 anos ou mais com a segunda dose. 

O atendimento será realizado em 25 postos de vacinação espalhados pela cidade.

São Luís

A Prefeitura de São Luís (MA) realiza a chamada para quem perdeu a vacinação e tem de 34 a 39 anos.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura Municipal de São Luís — a primeira capital brasileira a imunizar o grupo de 18 anos sem comorbidades.

Últimas