Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘De Repente na Rede’ de março homenageia mulheres repentistas

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, a partir desta quarta-feira (3), a primeira edição comemorativa do Mês da Mulher do programa “De Repente na Rede”, uma versão alternativa do projeto “De Repente no Espaço”. No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube, com […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, a partir desta quarta-feira (3), a primeira edição comemorativa do Mês da Mulher do programa “De Repente na Rede”, uma versão alternativa do projeto “De Repente no Espaço”. No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube, com apresentação de Iponax Vila Nova. 

Diante da predominância masculina no universo da poesia popular e da cantoria, merecem destaque as vozes femininas no repente, bem como os temas que costumam ser abordados por suas poetisas. Assim, durante todo o mês de março, serão homenageadas mulheres nordestinas que se destacam como repentistas, a exemplo de Minervina Ferreira, Fabiane Ribeiro, Santinha Maurício, Luzia dos Anjos, Maria Soledade, Rafaela Dantas, Lucinha Saraiva e Toinha Brito. 

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto “De Repente no Espaço” mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o “De Repente na Rede”, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.