Cidades De Repente na Rede homenageia o cantador cearense Antônio Jocélio

De Repente na Rede homenageia o cantador cearense Antônio Jocélio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (14), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação/Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (14), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Antonio Jocélio, do Ceará.
 
Antônio Jocélio nasceu em Maranguape (CE), município localizado na região metropolitana de Fortaleza. É um repentista tomado como referência no país inteiro, com diversos discos gravados e inúmeros vídeos de cantorias, lives e participações em festivais disponibilizados no YouTube. Para ele, “a cantoria é um show, que deve ser realizado com o máximo de exatidão para não desapontar o público”.
 
Além de improvisador, é um dos maiores cancioneiros da profissão, destacando-se por compor e cantar, sendo também um dos mais requisitados. É autor de Casa Amarela, uma das três canções mais tocadas em todos os tempos, gravada por diversas bandas e toada obrigatória a todo cantador, sempre que solicitada nas apresentações.
 
Em novembro de 2019, antes da pandemia e do isolamento social, Antônio Jocélio participou da 58ª Mostra Cultural de Viola Mestre Chico Afonso, na comunidade de Café Campestre, na zona rural de Quixadá (CE). O encontro é considerado uma tradição cultural, iniciada em 1961 pelo Mestre Chico Afonso.
 
Fazendo par com Chagas Bezerra, Jocélio também já se apresentou em cantorias nas quais participaram Lourival Pereira e João de Oliveira, Guilherme Calixto e Sebastião Gomes, Zé Eufrásio e Antônio Limeira.
 
Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. 
 
Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 
 
Iponax Vila Nova

Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, grande repentista da atualidade. Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia e, ainda muito jovem, levou sua arte para distantes grotões do país. É um ativista da cultura matuta, grande articulador da arte do repente e considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

Últimas