Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘De Repente na Rede’ homenageia piauiense Edmilson Ferreira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (10), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (10), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Edmilson Ferreira (PI).

Leia também: ‘Carnaval antirracista’ será tema do Painel Funesc desta terça-feira

Edmilson Ferreira é natural de Várzea Grande, no Piauí, mas atualmente reside em Recife (PE). Já participou de centenas de festivais de poetas repentistas, dos quais levou inúmeras premiações. Seu interesse pelo improviso cantado começou quando ainda criança, na zona rural do Piauí.

“Tínhamos um rádio em casa e meu pai ligava toda manhã nas programações das difusoras. Aquela sonoridade fazia parte de minha musicalidade e como ele também comprava cordéis nas feiras para os filhos, a métrica e a rima dos cordéis foram contribuindo para minha iniciação no repente. Aos 16 anos eu já era profissional”, contou Edmilson, que em 2015 começou mestrado pesquisando justamente o repente e os desafios inseridos na cantoria.

Publicidade

O poeta tem levado a tradição do Nordeste pelo Brasil afora, mas também já realizou turnês pela Europa. Em 2000 se apresentou em Portugal e em 2005 teve um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e visitou, na França, os castelos onde os trovadores viveram, realizando também uma investigação mais profunda sobre as raízes do repente e do cordel, que possivelmente estejam lá.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.