Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação previne abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa, durante o mês de maio, de uma série de palestras on-line, para formação e treinamento dos profissionais da educação, para atuarem na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As lives, iniciadas nesta terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração […] O post Ação previne abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa, durante o mês de maio, de uma série de palestras on-line, para formação e treinamento dos profissionais da educação, para atuarem na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

As lives, iniciadas nesta terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também serão realizadas nos dias 20, 25 e 27 de maio, e serão transmitidas ao vivo, no canal do Youtube da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor) (https://youtube.com/channel/UC-H_J1Iit5dgYFJ_GPHUOzw).

O evento, coordenado pela Sugenor tem a parceria da União dos Conselhos Municipais de Mato Grosso do Sul (UNCME-MS) e da Defensoria Pública do Estado, e visa conscientizar e preparar os profissionais da educação para, além de detectar os sinais deste tipo de violência, realizar os encaminhamentos para prevenir o abuso e acolher as vítimas.

“Este tipo de formação é essencial para os profissionais que atuam na área da educação. Especialmente agora quando preparamos o retorno híbrido às aulas da Rede Municipal de Ensino, para o dia 19 de julho”, explicou a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes.

Publicidade

A importância da defesa das crianças e adolescentes contra o abuso sexual, a atuação da Promotoria de Justiça, encaminhamentos policiais da criança vítima de abuso e do agressor, atribuições do Conselho Tutelar, serão alguns dos temas abordados.

Além disso, o Programa Valorização da Vida, as ações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex-MS), o trabalho de orientação da comunidade escolar, sob os direitos e responsabilidades baseados na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescentes e Código Civil serão apresentados. Dois diretores escolares darão depoimento sobre o trabalho de prevenção e combate.

Publicidade

“O fato de o País estar enfrentando a pandemia da covid-19 não enfraqueceu as ações, para lembrar a importância da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Vamos preparar nossos profissionais para detectar o problema e fazer os encaminhamentos, para prevenir e acolher as vítimas destes crimes”, explicou a superintendente da Sugenor, Alelis Izabel Gomes.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme determinação da Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada nesta data, em 1973.

O post Ação previne abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.