Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação voluntária mobiliza 150 pessoas para recolher lixo

O Porto Geral de Corumbá foi um dos pontos de partida de uma força-tarefa, realizada neste sábado, 07 de novembro, por voluntários que se uniram para fazer uma verdadeira "faxina", na área portuária do município, de Ladário e em áreas próximas do rio Paraguai. A ação contou com a participação de empresas privadas e instituições, […] O post Ação voluntária mobiliza 150 pessoas para recolher lixo apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

O Porto Geral de Corumbá foi um dos pontos de partida de uma força-tarefa, realizada neste sábado, 07 de novembro, por voluntários que se uniram para fazer uma verdadeira "faxina", na área portuária do município, de Ladário e em áreas próximas do rio Paraguai.

A ação contou com a participação de empresas privadas e instituições, como a Marinha do Brasil, Capitania Fluvial, Corpo de Bombeiros, empresas do ramo de turismo, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert) e Associação dos Professores de Educação Física de Corumbá (APEF).

A ação voluntária, que começou com a iniciativa de um grupo de amigos, denominada “Equipe Selva” e hoje é intitulada “Por um Pantanal mais limpo, porque esse patrimônio também é nosso”, contou com 50 embarcações que deram suporte aos cerca de 150 voluntários, entre eles, representantes de empresas de turismo, pescadores amadores e praticantes de esportes, como ciclismo e do Stand Up Paddle e amantes de trilhas e do ciclismo.

De acordo com um dos organizadores, Marcio José Tiaen, alguns pontos conhecidos e que fazem parte da rota de visitação da região portuária fizeram parte do trajeto percorrido pelos voluntários, que foram divididos por equipes.

Publicidade

Um desses pontos foi a área que corresponde à ponte de captação de água, indo até a região da Apa Baía Negra, mais conhecida como Codrasa, em Ladário. Outra equipe, saiu da Prainha e se deslocou até o Parque Marina Gattass, que tem também acesso pela rodovia Ramão Gomes.

Alguns amantes do esporte radical, também realizaram a coleta de lixo às margens do rio Paraguai. A Prainha do Porto e orla portuária também receberam os voluntários, pois nessa localidade, há muita coisa deixada por parte da população, que aproveita o lugar como área de lazer nos fins de semana. Garrafas de vidro e latas de cervejas, estavam entre os materiais coletados.

Publicidade

“Estamos tentando uma ação de conscientização e educativa, para que tudo que foi coletado, cause impacto não só na população, como nos turistas, pois existem aqueles que contemplam o Pantanal, a pesca esportiva, mas têm aqueles que acabam deixando rastro de lixo que prejudicam nosso Pantanal, bem como nos finais de semana, quando a prainha fica cheia e no outro dia há muito lixo. Que essas pessoas possam usufruir do local, mas ao ir embora, tenham a consciência de fazer o descarte correto dos resíduos, não só na orla portuária, como também na Apa Baía Negra e outras áreas que estão sendo visitadas como lazer nesse período”, falou Marcio José.

Todas as frentes de coleta recolheram muito lixo, mais de 4 toneladas. "Era todo tipo de lixo, garrafas de vidro, garrafas pet, muitos pneus, cadeiras, barras de ferro, até fogão e máquina de lavar. Impressionante a quantidade de entulho recolhido nas encostas do rio Paraguai", completou.

Publicidade

Ao final da ação, a Unipav, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou caminhão para levar tudo o que foi recolhido para o aterro sanitário. Também houve coleta seletiva de parte dos materiais.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Com informações do portal de notícias, Diário Corumbaense.

O post Ação voluntária mobiliza 150 pessoas para recolher lixo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.