Diário Digital Agehab ganha prêmio com projeto de autoconstrução indígena na Aldeia Água Bonita

Agehab ganha prêmio com projeto de autoconstrução indígena na Aldeia Água Bonita

Projeto de autoconstrução indígena assistida na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande é vencedora do Prêmio Selo de Mérito 2020 na categoria Relevância Social e Urbana. Famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, morando em barracos de lona e madeira, estão sendo beneficiadas com casas de alvenaria. O Prêmio será entregue pela Associação Brasileira de Cohabs […] O post Agehab ganha prêmio com projeto de autoconstrução indígena na Aldeia Água Bonita apareceu primeiro em Diário Digital.

Projeto de autoconstrução indígena assistida na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande é vencedora do Prêmio Selo de Mérito 2020 na categoria Relevância Social e Urbana. Famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, morando em barracos de lona e madeira, estão sendo beneficiadas com casas de alvenaria.

O Prêmio será entregue pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC).

As 79 unidades habitacionais construídas na aldeia fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e conta com a parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal.

Parceria entre a Agehab e a Prefeitura levou qualificação profissional através da Fundação Social do Trabalho (Funsat) para indígenas e moradores das regiões próximas. As aulas foram ministradas em salas construídas na própria comunidade. Além da qualificação, os alunos recebem alimentação e um salário mínimo por mês pelos serviços de construção civil na aldeia.

Do início do projeto, em 2018, até agora, o crescimento tem sido notável na aldeia. Barracos foram demolidos e casas novas começaram a mudar o cenário do local. “Parece até que mudamos de bairro”, diz o morador Orestes Coelho, de 79 anos.

Outra moradora que não segurou a emoção quando entrou na casa nova foi Nivana Dias, de 40 anos. Mãe de 5 filhos, ela se diz realizada com a conquista. “Não tem coisa melhor do que a gente morar numa casa boa, que não molha, que é quentinha”, disse Nivana ao se recordar do antigo barraco.

A comunidade é atendida também por assistentes sociais que realizam um trabalho de conscientização das famílias oferecendo cursos de geração de renda, palestras de administração financeira e oficina de brinquedos.

Segundo a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a premiação mostrou a importância do trabalho em equipe. “Estamos muito felizes com esse prêmio, é a conquista de pessoas que não mediram esforços para que famílias pudessem realizar o sonho de uma moradia digna”.

As casas estão sendo entregues por etapas. Conforme vai sendo concluída, os barracos são demolidos e a família recebe a chave.

O post Agehab ganha prêmio com projeto de autoconstrução indígena na Aldeia Água Bonita apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas