Agepen-MS colabora com revista do Depen

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulga nova edição da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP) com o tema "Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça”. Está é a segunda publicação da Revista que apresenta ao leitor seções constituídas por artigos científicos, relatos de experiências, entrevistas e consultorias institucionais que resultam de pesquisas acadêmicas e conhecimentos técnicos […] O post Agepen-MS colabora com revista do Depen apareceu primeiro em Diário Digital.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulga nova edição da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP) com o tema "Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça”. Está é a segunda publicação da Revista que apresenta ao leitor seções constituídas por artigos científicos, relatos de experiências, entrevistas e consultorias institucionais que resultam de pesquisas acadêmicas e conhecimentos técnicos produzidos por teóricos especializados e pelos servidores penitenciários sobre o tema.

A revista contou ainda com a colaboração do servidor do Núcleo de Tecnologia de Informação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato grosso do Sul (Agepen/MS), Nelson Antônio Ferreira Cândido Neto que atuou como Administrador do Software, no processo de editoração, atualização e manutenção do site da revista eletrônica. A editora chefe é a agente de execução penal do Depen Eli Narciso da Silva Torres, ela também já atuou como agente na agência penitenciária do estado.

A RBEP apresenta-se para os leitores e autores, como espaço institucional plural, aberto ao debate franco e à exposição de doutrina crítica sobre o sistema penitenciário e a execução penal em si.

Com base no periódico técnico-científico, o Depen propõe-se à ampliação do diálogo, por meio de junção dos conhecimentos produzidos nas áreas da criminologia e da execução penal aos saberes técnicos do Departamento e daqueles profissionais que atuam rotineiramente nos sistemas penitenciários, estadual e federal, para, assim, aprimorar os processos da execução penal instituídos no Brasil.

A Seção “Relatos de Experiências”, por exemplo, busca oportunizar especial visibilidade ao conhecimento elaborado pelos operadores do sistema prisional, de modo a valorizar e lançar luzes sobre o fundamental papel desses trabalhadores como elo necessário para a efetiva institucionalização da política nacional penitenciária e a integração do egresso do sistema de justiça criminal à sociedade.

Para a Diretora-Geral do Depen, Tânia Fogaça, os estudos e as entrevistas publicados analisam a execução penal com maestria, considerando seus distintos aspectos lato sensu “Alguns deles indicam o modus operandi de grupos criminosos organizados nas prisões brasileiras, analisam a eficácia do recolhimento em penitenciárias federais e demonstram pistas da transnacionalização e atuação de grupos criminosos na América Latina”, ressalta.

Para acessar a Revista Brasileira de Execução Penal 2020, basta clicar no link: http://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/rbepv1n2.

O post Agepen-MS colabora com revista do Depen apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas