Diário Digital Altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia, alerta Concen

Altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia, alerta Concen

As altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, alerta o Conselho dos Consumidores, o Concen. O calor forte está assolando o Estado desde a segunda quinzena do mês de Setembro, o que requer cuidados em relação ao consumo de eletricidade. O mês passado foi o mais quente […] O post Altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia, alerta Concen apareceu primeiro em Diário Digital.

As altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, alerta o Conselho dos Consumidores, o Concen. O calor forte está assolando o Estado desde a segunda quinzena do mês de Setembro, o que requer cuidados em relação ao consumo de eletricidade.

O mês passado foi o mais quente desde o início da série histórica de medição do Cemtec MS, iniciada em Janeiro de 2008, registrando acima de 40ºC na região Norte, Leste e do Pantanal, chegando a 44ºC em Coxim e Água Clara, na última quarta-feira (30).

“A geladeira é responsável por 40,25% da fatura das residências, seguida do ar condicionado, que nesta época passa a protagonizar. Não tem como dizermos ao consumidor para não fazer uso dos equipamentos, mas sim o uso racional. Evitar de abrir a geladeira várias vezes ao dia", alerta a presidente do Concen Rosimeire Costa.

A dirigente tem lembretes importantes também em relação ao ar condicionado. "Durante o uso do ar condicionado é preciso deixar portas e janelas fechados e, na compra ou troca, preferir os equipamentos inverter, que é mais eficiente”, afirma.

Ainda quanto à geladeira, deixar na temperatura média e armazenar água gelada em térmicas, fora da geladeira, contribuem com a redução de consumo. “Somente após o dia 15 está prevista amenização das temperaturas, com as chuvas, com os termômetros voltando a registrar máximas de 30ºC a 34ºC, temperaturas às quais estamos mais acostumados. As contas vão aumentar e pedimos cuidado no uso dos equipamentos."

Rosimeire lembra que o aumento nas contas de energia não ocorre necessariamente de forma proporcional ao consumo, uma vez que os impostos e taxa de iluminação têm alíquotas progressivas por faixa de consumo, por isso muitas vezes a conta sobe bem acima do que foi usado, causando estranhamento ao consumidor.

O post Altas temperaturas podem causar explosão na conta de energia, alerta Concen apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas