Diário Digital Apenas durante manhã, operação em combate a violência doméstica prende quatro pessoas na Capital

Apenas durante manhã, operação em combate a violência doméstica prende quatro pessoas na Capital

“Agosto Lilás” chegou há poucos dias com a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso do Sul. Na Capital, a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) deflagrou, nesta quinta-feira (5), segunda fase da Operação Vênus que vai se estender durante todo o mês para cumprir mandados de prisão e busca e […] O post Apenas durante manhã, operação em combate a violência doméstica prende quatro pessoas na Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

“Agosto Lilás” chegou há poucos dias com a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso do Sul. Na Capital, a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) deflagrou, nesta quinta-feira (5), segunda fase da Operação Vênus que vai se estender durante todo o mês para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão.

Apenas na manhã de hoje, quatro pessoas foram presas, em diversos bairros de Campo Grande, durante cumprimento de mandado de prisão preventiva e sentença condenatória. Entre os presos está uma mulher que descumpriu medida protetiva contra a ex-companheira. As outras prisões foram em decorrência de crimes de ameaça e vias de fato, ameaça e lesão corporal.

A delegada titular da Deam, Elaine Benicasa, informou que até o fim da operação, os policiais devem cumprir 20 mandados de prisão. “São prisões dos mais variados tipos de crime, no âmbito da violência doméstica. Mas também vamos dar cumprimento a vários mandados de buscas e apreensão porque em muitos boletins de ocorrência é comum a citação de armas de fogo, algo que logo que temos conhecimento representamos pelo mandado e temos um grande volume”, disse a delegada.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Delegada tiutlar da Deam, Elaine Benicasa (Foto: Ana Lívia Tavares)

A segunda fase da Operação Vênus pretende dar continuidade as ações realizadas em 2020 pela Deam, após a morte de uma jovem vítima de feminicídio, na Capital. Batizada com o nome da deusa da mitologia romana, Vênus é um importante arquétipo da força feminina.

“Geralmente, a vítima vem a delegacia não apenas e,  infelizmente, relatando só um crime. Começa com a injúria, ameaça, até o novo crime de perseguição e também é muito comum os crimes de descumprimento de medida protetiva”, explica Elaine Banicasa.

Para Benicasa, a informação é válida como forma de educação e também para garantir o direto das mulheres que passam a ganhar segurança para identificar a violência e, principalmente, denunciar a polícia.

O post Apenas durante manhã, operação em combate a violência doméstica prende quatro pessoas na Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas