Diário Digital Brasil devia seguir o exemplo do UEA em relação a pandemia”ressalta Dagoberto

Brasil devia seguir o exemplo do UEA em relação a pandemia”ressalta Dagoberto

Em entrevista ao programa Noticidade primeira edição, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), reforçou a ideia de que é preciso resolver a pandemia, vacinar a todos para que a economia possa voltar ao normal. "O presidente está descompromissado com as vidas", criticou. Dagoberto Nogueira acrescentou ainda que "o Brasil só perde em números de mortes […] O post Brasil devia seguir o exemplo do UEA em relação a pandemia”ressalta Dagoberto apareceu primeiro em Diário Digital.

Em entrevista ao programa Noticidade primeira edição, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), reforçou a ideia de que é preciso resolver a pandemia, vacinar a todos para que a economia possa voltar ao normal. "O presidente está descompromissado com as vidas", criticou.

Dagoberto Nogueira acrescentou ainda que "o Brasil só perde em números de mortes para Índia. Olha o exemplo que o Estados Unidos nós dá hoje a pandemia está controlada quem chega ao país pode tomar a vacina contra a Covid-19 é um belo exemplo a seguir. No começo da pandemia o número de mortes era de 4 mil por dia após a mudança de presidente esse número despencou", disse.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Deputado falou sobre o teste do pézinho ampliado pelo SUS (Foto Luciano Muta)


Além da pandemia, Dagoberto falou também sobre a Lei 14.154 de 2021 que aperfeiçoa o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho. O teste do pezinho poderá ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que pode detectar doenças raras nos recém-nascidos.

De autoria do deputado, a nova legislação prevê um alcance de 14 grupos de doenças. A nova medida será efetuada de forma escalonada, em prazo a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde.

Segundo Dagoberto o exame é feito por meio de gotas de sangue dos pés da criança, o prazo para que o exame possa ser feito pelo SUS é de até um ano. "O exame tem a finalidade de diagnosticar doenças raras, atualmente o teste só pode ser realizado pela rede privada". ressalta.

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS se restringe a seis patologias: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.


"

O post Brasil devia seguir o exemplo do UEA em relação a pandemia”ressalta Dagoberto apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas