Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Calógeras terá ciclovia e corredor exclusivo para ônibus

Uma das vias históricas do Centro de Campo Grande, a Avenida Calógeras, será revitalizada. As obras devem começar em Outubro, segundo previsão da prefeitura da Capital. A rua integra o corredor sul do transporte coletivo, que se completa com as avenidas Mato Grosso, Gury Marques, Helio de Castro Maia e Rua Rui Barbosa. Nesta sexta-feira […] O post Calógeras terá ciclovia e corredor exclusivo para ônibus apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Uma das vias históricas do Centro de Campo Grande, aAvenida Calógeras, será revitalizada. As obras devem começar em Outubro, segundo previsão da prefeitura da Capital.

A rua integra o corredor sul do transporte coletivo, que se completa com as avenidas Mato Grosso, Gury Marques, Helio de Castro Maia e Rua Rui Barbosa.

Nesta sexta-feira (6) foi publicada a homologação da concorrência pública da empresa que ai executar a obra com recurso do Projeto de Mobilidade Urbana, com contrapartida do município.

A Calógeras será recapeada em toda sua extensão, 3,5 km entre as avenidas Mato Grosso e Salgado Filho.

Publicidade

Serão implantados 1.540 metros de ciclovia, corredor exclusivo para os ônibus, cinco (05) estações de embarque e desembarque, além da sinalização de trânsito.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O projeto prevê ainda a implantação de 2.631 metros de drenagem para captar a enxurrada que desce das transversais, eliminando pontos de alagamento.

Publicidade

Os ciclistas poderão trafegar com mais segurança desde o Aeroporto Internacional, pela ciclovia da Avenida Duque de Caxias, prosseguir na faixa da Afonso Pena.

No futuro poderão, inclusive, chegar até a entrada das Moreninhas, com a ciclovia projetada para a Avenida Costa e Silva, que se conectará com a existente na Gury Marques.

Publicidade

Outros corredores - Os corredores de transporte estão previstos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2015.

São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (região sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (região norte), passando pelo Centro da cidade.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O Corredor Sudoeste liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes a área central da capital.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos.

Com isto, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será um tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada, entre as avenidas Afonso Pena e Coronel Antonino. O Corredor Norte vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.

Com recursos do Avançar Cidades, serão implantados os corredores nas avenidas Coronel Antonino, Cônsul Assaf Trad, ruas Alegrete e 25 de Dezembro. A Avenida Mato Grosso já foi recapeada e terá corredor exclusivo para os ônibus.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Já estão em andamento as obras na Rui Barbosa, Corredor Sul bairro/centro, ligação do Terminal Morenão com a Avenida Mato Grosso. O corredor de ônibus será entre as avenidas Fernando Correa da Costa e a Avenida Mato Grosso.

O projeto prevê novo paisagismo, arborização, calçadas, câmeras de monitoramento e Wi-Fi no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Cândido Mariano, além do recapeamento dos 7,3 km de extensão que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.

Ainda neste ano, será licitado o corredor de ônibus entre os terminais Guaicurus (avenida Gury Marques) e Morenão (Avenida Costa e Silva), últimos trechos do Corredor Sul.

No corredor sudoeste, ligação com os terminais Aero Rancho e Bandeirantes, já foram recapeadas as ruas Guia Lopes, Brilhante, Avenida Bandeirantes e está em andamento a obra na Avenida Marechal Deodoro.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O post Calógeras terá ciclovia e corredor exclusivo para ônibus apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.