Câncer de Mama: prevenção é garantir a vida

Quando o assunto é câncer de mama, a palavra-chave é prevenção. E para estimular que as mulheres não deixem de ter esse cuidado e mantenham a rotina de atenção ao próprio corpo, foi realizado neste sábado (24) um encontro de profissionais da área promovido pela clínica EmagreSee com o apoio da Rádio FM Cidade 97, […] O post Câncer de Mama: prevenção é garantir a vida apareceu primeiro em Diário Digital.

Quando o assunto é câncer de mama, a palavra-chave é prevenção. E para estimular que as mulheres não deixem de ter esse cuidado e mantenham a rotina de atenção ao próprio corpo, foi realizado neste sábado (24) um encontro de profissionais da área promovido pela clínica EmagreSee com o apoio da Rádio FM Cidade 97, que integra a Rede MS.

O evento começou com uma mesa redonda. A proposta é abordar a conscientização para que as mulheres dediquem um tempo de suas vidas para a própria saúde. "Nossa ação aborda desde o início da prevenção e cuidados até a chegada do tratamento", pontua a proprietária da clínica EmagreSee, Bianca Nascimento.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Bianca Nascimento e Natália Ferrari, da Clínica EmagreSee (Foto: Gustavo Moisés)

O clínico geral do Instituto de Tratamento do Câncer (ITS), André Henares, relatou que o começo do câncer pode ser um erro genético. "A célula começa ter vários erros, no qual, se torna o câncer e acaba também se espalhando. É considerado que 30% dos cânceres que acontecem com as mulheres é o câncer de mama e 90% são curados", ressalta o médico.

"Um bate-papo como esse é importante, pois, conseguimos conhecer e trocar com a história de uma pessoa que esteja diagnosticada com essa doença. Desta forma, o tratamento do câncer, envolve várias especialidades, no qual, cada tipo de câncer tem seu tratamento especifico", detalhou. A ginecologista Kamile Said, que também participou do encontro, salienta que não basta falar sobre o Outubro Rosa se não são feitos os exames preventivos

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Médico André Henares, do ITC (Foto: Gustavo Moisés)

Diagnostica com câncer de mama na cidade de Três Lagoas e uma das pacientes do ITS, Marali de Oliveira Santos da Silva reforçou sobre a importância do acompanhamento médico. "Atualmente, o instituto se tornou minha segunda casa. A gente tem acompanhamento e se cuida. E, todas nós temos que tirar um tempinho, ir atrás, que dá tempo de mudar nosso futuro", aconselha.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Marali de Oliveira relata como é o seu tratamento e sua rotina (Foto: Gustavo Moisés)

Luana Silva Bezerra também participou contando sua experiência. Ela, integra que integra a equipe de ciclismo nacional do ITS como única mulher, conta aos 14 anos de idade viu uma propaganda sobre a campanha do câncer de mama. E motivada pela informação, tocou os seis com mais atenção e descobriu que tinha um nódulo. Os exames médicos apontaram que não eram malignos dando início aos cuidados mais intensivos.

Ela conta que durante o tratamento ficou sabendo que se retirasse um nódulo, nasceriam outros dois. Com isso, foi informada sobre a importância da atividade física e, partir daí, nunca mais parou. " A pessoa que faz atividade física reduz mais de 50% chances de não ter o câncer", declarou Luana.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Luana Bezerra conta sua experiência após descobrir nódulo (Foto: Gustavo Moisés)

Segundo a gerente da clínica EmagreSee, Natália Ferrari, o foco do bate-papo é o potencial multiplicador de informações. "Quando uma pessoa se encontra, outras também se encontram", ressaltou.

A ação será finalizada na semana que vem com uma entrevista ao programa Noticidade, da FM Cidade 97, apresentado pela jornalista Ellen Genaro. A A médica Carla Santos Rossi, da Oncologia Clínica Da Clínica ITC (Instituto de Tratamento ao Câncer ) que também apoia a ação junto da FM Cidade 97, será entrevistada ao vivo. O Noticidade vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 12h.

Confira alguns momentos do evento:

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, no Brasil e no mundo, o câncer de mama em mulheres é o mais comum, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estimativa 2020 aponta 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo 850 casos novos no Mato Grosso do Sul e 250 em Campo Grande.

A principal orientação é para que as mulheres mantem a rotina de autoexame. Outubro Rosa é é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama com campanha para compartilhar informações e promover a importância da detecção precoce da doença. A medida visa multiplicar o acesso ao exame, dentro das recomendações preconizadas para as mulheres realizando o rastreamento para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

O post Câncer de Mama: prevenção é garantir a vida apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas