Diário Digital Capital recebeu 15 mil descargas elétricas durante temporal

Capital recebeu 15 mil descargas elétricas durante temporal

Durante o temporal que causou estragos como destelhamentos e alagamentos nesta quinta-feira, 4, Campo Grande (MS) recebeu 15 mil descargas elétricas. Os ventos chegaram a 75 km/h. Houve danos na rede de energia elétrica. Nesta sexta-feira, ainda há bairros sem energia elétrica. Os bairros mais impactados foram Vila Nasser, Jardim Panamá, Jardim Centenário, Mata do […] O post Capital recebeu 15 mil descargas elétricas durante temporal apareceu primeiro em Diário Digital.

Durante o temporal que causou estragos como destelhamentos e alagamentos nesta quinta-feira, 4, Campo Grande (MS) recebeu 15 mil descargas elétricas. Os ventos chegaram a 75 km/h. Houve danos na rede de energia elétrica. Nesta sexta-feira, ainda há bairros sem energia elétrica.

Os bairros mais impactados foram Vila Nasser, Jardim Panamá, Jardim Centenário, Mata do Segredo, Vila Sobrinho, Parque dos Novos Estados, Vila Popular, Amambai, Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Rita Vieira, Chácara dos Poderes, Jardim Seminário, Monte Castelo, Nova Lima, Santo Amaro, Tiradentes, Nova Campo Grande e José Abrão.

As fortes rajadas de ventos, com ventos acima de 75 Km/h influenciaram no número de árvores e objetos sob a rede, ocasionando a falta de energia. A concessionária registrou um aumento de 100% das ocorrências emergenciais em comparações aos demais dias, contudo a concessionária acionou o robusto plano de contingência, triplicando a quantidade de equipes nos atendimentos, com maior número de colaboradores e veículos. Os reparos são de maior complexidade, uma vez que demandam a reparação do sistema elétrico, e devem obedecer aos protocolos rígidos de segurança.

Com a chegada do verão, período caraterizado pelo aumento de chuvas e vendavais, a Energisa, vem investindo em tecnologias para agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes nesta época do ano, por meio de mais de 1800 equipamentos telecomandados no sistema elétrico. 

O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, que está presente em todas as unidades da empresa.  Ela realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, com abrangência nacional, o que possibilita às distribuidoras mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população o mais rápido possível. 

A Energisa esclarece que as podas de árvores realizadas pela concessionária acontecem exclusivamente quando a vegetação se encontra próxima a rede elétrica. A execução da poda é feita em alinhamento e com a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), buscando sempre manter o equilíbrio das árvores com a rede de distribuição de energia.

A concessionária destaca ainda, que atua em prol da qualidade no fornecimento de energia elétrica e que mantém o compromisso com o meio ambiente, aderente às normas e legislação ambiental.

O post Capital recebeu 15 mil descargas elétricas durante temporal apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas