Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Capital terá exposição de cavalos crioulos a partir do dia 15

A Exposição Passaporte de Campo Grande (MS) do ciclo da Morfologia do Cavalo Crioulo  vai ser realizada nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril. Um grande número de animais está confirmado, tendo exemplares também de outros Estados, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Serão classificados oito animais à Final Nacional […] O post Capital terá exposição de cavalos crioulos a partir do dia 15 apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Exposição Passaporte de Campo Grande (MS) do ciclo da Morfologia do Cavalo Crioulo vai ser realizada nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril. Um grande número de animais está confirmado, tendo exemplares também de outros Estados, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Serão classificados oito animais à Final Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Mato Grosso Sul, Beto Diedrich, a exposição já conta com exemplares a mais do que o necessário para classificar para a Final. “Estamos também aguardando a confirmação de alguns animais de São Paulo. Então, realizar uma exposição passaporte dentro da Região 8 e ter essa receptividade de animais de todas as regiões é muito gratificante para o nosso Núcleo e para os criadores de Mato Grosso do Sul”, afirmou, destacando que a expectativa é muito boa.

Sobre a criação do Cavalo Crioulo na região, Diedrich disse que a raça se adapta muito bem. “Nossos criatórios têm as mesmas condições existentes no Sul do país. A região possui as planícies alagadas do Pantanal e temperaturas extremas, iguais às planícies do Pampa, assim como tem a região serrana igual às regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, afirmou, lembrando também que todos os criatórios têm um excelente resultado tanto na criação como na formação de potros devido à alta genética de ponta, acesso ao sêmem congelado e centro de transferência de embrião.

“Com certeza, esse é o futuro da raça, das grandes distâncias, animais de ponta espalhados pelo Brasil inteiro e aproveitando o grande poder econômico da região 8”, destacou.

Publicidade

Diedrich ressaltou, ainda, que como uma região de fomento, o Centro Oeste tem mercado para animais prontos e atletas. Informou que a região ainda possui muito trabalho com gado, pecuária extensiva, e a principal ferramenta é o cavalo. Além disso, salientou que os esportes equestres movimentam as famílias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. “Fazer um trabalho de base voltado ao mercado de fomento, igual ao que estamos planejando como um Curso de Doma, com acompanhamento e treinamento desses cavalos, eles vão correr qualquer esporte, como, por exemplo, o Laço Comprido, que é o esporte que mais agrega pessoas no Brasil, em especial no Centro Oeste”, observou.

A Exposição Passaporte de Campo Grande ocorrerá no Parque do Peão em uma pista coberta com transmissão para todo o Brasil. O evento será realizado durante a 82ª Expogrande e terá como jurado Alexandre Suñe.

Publicidade

Confira a programação

15 de abril de 2022 (sexta-feira)

Publicidade

15h30min - Concentração de Machos

16h - Admissão dos Animais

16 de abril de 2022 (sábado)

8h - Julgamento Morfológico

14h - Continuação do Julgamento Morfológico

17 de abril de 2022 (domingo)

8h30min - Julgamento dos Grandes Campeonatos

O post Capital terá exposição de cavalos crioulos a partir do dia 15 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.