Diário Digital Casos de “fura fila” da vacina revoltam população

Casos de “fura fila” da vacina revoltam população

A vacinação contra a Covid-19 começou há uma semana. A primeira fase será para os grupos considerados prioritários, entre eles os profissionais da saúde da linha de frente da pandemia, indígenas e idosos que vivem em entidades de longa permanência. Mas não demorou muito para os casos de "fura fila" serem denunciados em todo o […] O post Casos de “fura fila” da vacina revoltam população apareceu primeiro em Diário Digital.

A vacinação contra a Covid-19 começou há uma semana. A primeira fase será para os grupos considerados prioritários, entre eles os profissionais da saúde da linha de frente da pandemia, indígenas e idosos que vivem em entidades de longa permanência. Mas não demorou muito para os casos de "fura fila" serem denunciados em todo o país, principalmente por pessoas que estão em cargos de gestão pública.

Em Mato Grosso do Sul o primeiro a ser denunciado no Ministério Público Estadual foi é do prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior. O MPE abriu investigação para apurar as circunstâncias já que ele foi imunizado durante ação da saúde daquele município em uma aldeia.

MPE apura caso de prefeito que “furou fila” da vacina em MS

Depois desse episódio, a Secretaria de Estado de Saúde solicitou aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul que enviem a relação nominal dos vacinados contra Covid-19. A medida é para dar mais controle e transparência ao processo de imunização para impedir que as doses sejam aplicadas em pessoas que não pertencem ao públicos prioritário.

Mas, o que a população acha desse comportamento? A operadora de caixa Luzia Aparecida da Silva Chaves, de 44 anos, disse que ouviu falar vagamente sobre os ‘furas filas’ na internet. “É a corrupção. As pessoas batem muito em cima da tecla em relação aos governantes, das pessoas que estão lá em cima, mas eu costumo falar que todos os dias as pessoas praticam achando que está tudo certo e na verdade eles estão fazendo igual aos governantes. Então isso nada mais é que corrupção, porque você está tomando a vez de uma pessoa que já está certa para aquilo ali. Eu acho totalmente errado, porque todo mundo vai tomar”, afirma.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Luzia associa o "fura fila" à corrupção (Foto: Luciano Muta)

Mesmo sendo indígena, Luzia discorda que indígenas integrem o grupo prioritário. “Eu concordo com o pessoal que está na linha de frente, e os idosos é complicado, porque ás vezes eles não saem de casa, mas as pessoas que vão até eles que levam, mas acredito que os idosos deveriam também. Os indígenas são iguais á gente, eu acho que não tem diferença nenhuma, porque acredito que o risco que eles correm é o nosso também. E olha que eu sou indígena”, ressalta.

Lucirraina Oliveira Barros, de 18 anos, afirma que não sabia de casos de "fura fila". “Realmente está acontecendo isso? Que absurdo, eu acho que essas pessoas são sem noção, deveria pensar no próximo, né? Até porque os idosos precisam mais de vacina do que a gente. Essas pessoas deveriam ser punidas de alguma forma”, avalia.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Lucirraina classifica os episódios como "absurdos" (Foto: Luciano Muta)

Por acreditar que tenham saúde mais frágil, ela afirma ainda que as crianças deveriam ser vacinadas na primeira etapa. “Eu concordo com os idosos, profissionais de saúde e indígenas, mas acredito que as crianças também deveriam tomar”, opina.

A estudante Isabelle Cristina, de 15 anos, também ainda não tinha ficado sabendo dos casos de “fura fila”. “Como que eles deixam isso acontecer? É muito errado. Eles colocam as regras e não seguem. O governo tinha que ser mais duro em relação a isso”, discorre.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Para Isabelle, fiscalização deve ser mais intensiva (Foto: Luciano Muta)

O aposentado Daldino Braga, de 72 anos, ressalta que medidas mais drásticas deveriam ser tomadas em relação aos “fura- filas”. “A furação de fila não pode, tem que dar prioridade para as pessoas que estão na linha de frente. A justiça deveria tomar providência”, afirma.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Para o aposentado, Justiça deve ficar mais atenta a esses casos (Foto: Luciano Muta)

O post Casos de “fura fila” da vacina revoltam população apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas