Centro da Capital recebe nova etapa de paisagismo

O Centro de Campo Grande (MS) está recebendo nova etapa de paisagismo. Nesta quinta-feira, dia 17 de Março, os operários passaram o dia colocando plantas e árvores nas calçadas na Rua 26 de Agosto. O quadrilátero central receberá cerca de 600 árvores. O trabalho faz parte do Programa Reviva Campo Grande. Além da 26 de […] O post Centro da Capital recebe nova etapa de paisagismo apareceu primeiro em Diário Digital.

O Centro de Campo Grande (MS) está recebendo nova etapa de paisagismo. Nesta quinta-feira, dia 17 de Março, os operários passaram o dia colocando plantas e árvores nas calçadas na Rua 26 de Agosto. O quadrilátero central receberá cerca de 600 árvores.

O trabalho faz parte do Programa Reviva Campo Grande. Além da 26 de Agosto, o serviço vai ser feito ainda na Marechal Rondon, 7 de Setembro, 15 de Novembro, Barão de Melgaço, Joaquim Murtinho e Rui Barbosa.

Campo Grande é uma das capitais mais arborizadas do País, eleita por duas vezes (2020-2021), como “Tree Cities of the World”, título dado pela Arbor Day Foundation às cidades com mais árvores do mundo.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Luiz Alberto)

As mudas foram trazidas do interior de São Paulo e estão sendo cuidadas no viveiro da fazenda-escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). De acordo com a consultora socioambiental do Programa Reviva Campo Grande, Juliana Casadei, foi realizado um mapeamento das árvores na região central. “Tem vias que estão mais arborizadas, então serão feitos plantios pontuais onde faltam árvores”, completa.

Espécies - As espécies que estão sendo plantadas são: Aldrago, Araçá, Aroeira Pimenteira e Ipê Branco. As árvores estão inicialmente sem folhas e flores. “As folhas são retiradas para o transporte e período de adaptação. Daí começa o processo das árvores concentrarem esforços para formar novas raízes e folhas”, explica Juliana.

O Aldrago (Pterocarpus violaceous) é conhecido pelas flores amarelas e perfume suave. Araçá (Psidium cattleyanum) é uma árvore de folhas verdes e que dá um fruto semelhante à goiaba. A Aroeira Pimenteira (Schinus terebinthifolia) é uma árvore que chega a até 10 metros e produz uma pimenta rosa, bastante utilizada na culinária. Já o Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) faz parte do cartão de visitas da Cidade Morena, com floradas entre agosto e outubro.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Luiz Alberto)

Paisagismo na área central - As espécies que estão sendo plantadas são: Aldrago, Araçá, Aroeira Pimenteira e Ipê Branco. As árvores estão inicialmente sem folhas e flores. “As folhas são retiradas para o transporte e período de adaptação. Daí começa o processo das árvores concentrarem esforços para formar novas raízes e folhas”, explica Juliana.

O Aldrago (Pterocarpus violaceous) é conhecido pelas flores amarelas e perfume suave. Araçá (Psidium cattleyanum) é uma árvore de folhas verdes e que dá um fruto semelhante à goiaba.

A Aroeira Pimenteira (Schinus terebinthifolia) é uma árvore que chega a até 10 metros e produz uma pimenta rosa, bastante utilizada na culinária. Já o Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) faz parte do cartão de visitas da Cidade Morena, com floradas entre agosto e outubro.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Luiz Alberto)

Paisagismo na área central - A arborização da área urbana está prevista em lei desde 2011 no Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande, que determina aos proprietários dos lotes o plantio de árvores na frente do estabelecimento, sob pena de multa para quem desrespeitar.

Aproveitando a revitalização pela qual a região passa, a Prefeitura Municipal decidiu garantir o cumprimento da lei de arborização sem quaisquer ônus para os comerciantes.

A primeira etapa do Reviva, que contemplou a Rua 14 de Julho, incluiu o plantio de 180 exemplares de várias espécies, como ipê amarelo, árvore da China, aldrago, ipê branco, pau mulato, pau ferro, jacarandá mimoso, lafontera da Amazônia, fruta de tucano, ipê roxo e grandiuva. Hoje, é possível ver uma via bem mais arborizada, garantindo melhor qualidade do ar e uma climatização mais agradável.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Fotos: Luiz Alberto)

O post Centro da Capital recebe nova etapa de paisagismo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas