Minha Aposentadoria

Diário Digital Confira as mudanças na aposentadoria do INSS em 2022

Confira as mudanças na aposentadoria do INSS em 2022

A aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem passado por diversas mudanças desde 2019, quando a reforma da Previdência foi aprovada. No próximo ano, novos desdobramentos estão previstos pelo texto, por isso o trabalhador precisa ficar atento. Até o dia 12 de novembro de 2019, antes da reforma, o requisito para se aposentar por idade […] O post Confira as mudanças na aposentadoria do INSS em 2022 apareceu primeiro em Diário Digital.

aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem passado por diversas mudanças desde 2019, quando a reforma da Previdência foi aprovada. No próximo ano, novos desdobramentos estão previstos pelo texto, por isso o trabalhador precisa ficar atento.

Até o dia 12 de novembro de 2019, antes da reforma, o requisito para se aposentar por idade no caso dos homens era ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto para mulheres era ter 60 anos de idade e 15 anos de contribuição. Desde então, a nova regra diz o seguinte:

Homem: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição; Mulher: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Ou seja, apenas as mulheres foram afetadas nesse quesito. Vale destacar que pela regra do pedágio, a mulher poderá se aposentar com 61 anos e 6 meses de idade em 2022. Falaremos sobre isso mais adiante.

No caso dos trabalhador rural ou pessoa com deficiência, a idade passou a ser de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, ambos com 15 anos de arrecadação. É possível somar o tempo de contribuição no serviço urbano e rural, desde que se abra mão do benefício de redução de idade.

Novas regras da aposentadoria

Regra da Idade Progressiva: mulheres com 56 anos de idade e 30 anos de recolhimento e homens com 61 anos de idade 35 de recolhimento se enquadram nessa possibilidade. O grupo terá direito a acréscimo anual progressivo de idade, e só poderá se aposentar com 62 anos (mulher) e 65 anos (homem).

Regra do Pedágio 50%: quem estava a menos de dois anos de se aposentar terá que cumprir pedágio de 50% do período que faltava até completar o tempo mínimo de recolhimento. É necessário ter arrecadação mínima de 28 anos (mulheres) e de 33 anos (homens), até 13 de novembro de 2019.

Regra do Pedágio 100%: trabalhadoras com 30 anos de contribuição e 57 anos de idade e trabalhadores com 35 anos de recolhimento e 60 anos de idade em de 13 de novembro de 2019 podem cumprir pedágio de 100% do total que faltava para completar o tempo de contribuição exigido.

Regra dos pontos: a aposentadoria por pontos soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador para chegar à pontuação final. Em 2022, as mulheres terão que completar 89 pontos para dar entrada no benefício, enquanto os homens precisarão de 99 pontos.

O post Confira as mudanças na aposentadoria do INSS em 2022 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas