Diário Digital Confira dicas para redução do consumo de energia elétrica

Confira dicas para redução do consumo de energia elétrica

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) fará uma grande campanha de conscientização focada na economia de energia. Com o nome “Consumo Consciente Já”, a iniciativa mostra ao consumidor alternativas e condutas que permitam o uso eficiente da energia elétrica. A mensagem é clara: se desperdiçar, vai faltar. Trata-se de uma ação conjunta […] O post Confira dicas para redução do consumo de energia elétrica apareceu primeiro em Diário Digital.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) fará uma grande campanha de conscientização focada na economia de energia. Com o nome “Consumo Consciente Já”, a iniciativa mostra ao consumidor alternativas e condutas que permitam o uso eficiente da energia elétrica.

A mensagem é clara: se desperdiçar, vai faltar. Trata-se de uma ação conjunta entre o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Abradee e se inicia no mesmo período em que o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do consumo de energia para amenizar os efeitos da questão hídrica.

"Este é um momento em que todos nós precisamos reduzir o consumo de energia. Quanto menos aparelhos forem ligados, quanto mais utilizarmos a iluminação natural, menor também será o impacto na conta de energia para o cliente e estaremos contribuindo positivamente para conter este cenário tão delicado que atravessamos", pondera o coordenador de Serviços Comerciais da Energisa MS, Jonas Ortiz.

Praticar o consumo consciente e eficiente da energia passa por todos nós, pela nossa família e pelas atitudes que geram resultados. Podemos contribuir para economizar energia elétrica em cada cômodo de nossas casas apenas com simples mudanças de hábitos no dia a dia. Assim, deixamos aqui algumas dicas de economia de energia e consumo consciente:

Passe roupa somente quando necessário (para o trabalho ou uma ocasião muito importante); Não passe roupas se ficar em casa ou em home office; Evite banhos demorados. É importante ter em mente que os banhos precisam ser rápidos pois o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo; Estabeleça limite para crianças usarem computadores ou videogames. Priorize computador apenas para estudo e videogame aos finais de semana; Prefira lâmpadas de LED. Elas gastam menos energia; Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança. Pinte as paredes do teto com cores claras. Além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial. Em situações de calor, utilize o ar-condicionado na temperatura 23ºC. Ela é a ideal para ambientes; Quem possui uma geladeira e um freezer em casa, é recomendado desligar o freezer a usar apenas a geladeira; Caso o celular já esteja 100% carregado, tire-o da tomada; Se tiver mais de uma TV em casa, ligue apenas uma. Evite utilizar os aparelhos simultaneamente; Utilize apenas uma TV ao invés de três aparelhos ligados de forma simultânea. Mantenha as janelas abertas e aproveite ao máximo a luz natural. Procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez.

*Confira mais dicas em https://www.youtube.com/watch?v=eR2TO28V3v4

O post Confira dicas para redução do consumo de energia elétrica apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas