Custodiados da Agepen realizam Enem neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL/2021) inicia neste domingo (9) e será realizado em 33 unidades penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), distribuídas em 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 1.102 custodiados da Agepen estão inscritos para participarem das provas. Elas […] O post Custodiados da Agepen realizam Enem neste domingo apareceu primeiro em Diário Digital.

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL/2021) inicia neste domingo (9) e será realizado em 33 unidades penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), distribuídas em 20 municípios de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 1.102 custodiados da Agepen estão inscritos para participarem das provas. Elas também serão aplicadas no estado a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e presos da Penitenciária Federal de Campo Grande, cujos números não estão incluídos neste total.

Entre as unidades da Agepen, na capital, 294 reeducandos realizam as provas; em Dourados, são 102 custodiados e 130 em Três Lagoas.

O presídio que registrou maior número de interessados na realização da prova foi o Estabelecimento Penal de Paranaíba, com 155 inscritos, conforme relatório da Divisão de Assistência à Educação da Agepen.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no primeiro dia, os participantes terão cinco horas e trinta minutos para a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

A aplicação começará às 12h30 (horário de MS), e terminará às 18h.

Já no outro domingo, dia 16 de janeiro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias.

A aplicação terá início às 12h30 e se encerrará às 17h30, no horário local, com cinco horas de duração.

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença é referente ao local de aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Nas mesmas datas, ocorrerá a aplicação do exame para os isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021, bem como para os participantes que tiveram a solicitação de reaplicação do Enem 2021 aceita por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas ou por conta de problemas logísticos ocorridos no dia da aplicação.

A aplicação do Enem PPL também seguirá protocolos de prevenção à covid-19. O uso de máscaras de proteção será obrigatório e frascos de álcool em gel serão fornecidos pela organização da prova.

As unidades prisionais e/ou socioeducativas deverão higienizar as salas, bem como proporcionar uma boa circulação de ar, além de possibilitar o distanciamento entre os participantes.

(Com informações do Governo do Estado)

O post Custodiados da Agepen realizam Enem neste domingo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas