Diário Digital Delegacia de Bonito inaugura sala especial para atender mulheres

Delegacia de Bonito inaugura sala especial para atender mulheres

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul inaugura nesta sexta-feira (18), na Delegacia de Polícia Civil de Bonito, a sexta Sala Lilás do Estado, com o intuito de prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres e crianças vítimas de violência física e sexual. O espaço conta com equipes multidisciplinares e integra os serviços oferecidos […] O post Delegacia de Bonito inaugura sala especial para atender mulheres apareceu primeiro em Diário Digital.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul inaugura nesta sexta-feira (18), na Delegacia de Polícia Civil de Bonito, a sexta Sala Lilás do Estado, com o intuito de prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres e crianças vítimas de violência física e sexual.

O espaço conta com equipes multidisciplinares e integra os serviços oferecidos para ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para falar sobre a violência sofrida.

A Sala Lilás da Delegacia de Polícia Civil é equipada com brinquedos e livros, e além dos serviços convencionais prestados pela Polícia Civil, contará ainda com atendimentos de psicólogas e assistentes sociais, graças à parceria firmada entre Estado e Município.

O Mato Grosso do Sul conta com outras 11 (onze) Delegacias de Atendimento à Mulher, localizadas em municípios-polo regionalizados, onde um decreto de 26 de novembro de 2003, criou e reordenou as unidades nos municípios de Aquidauana, Coxim, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas.

Para os municípios que não possuem as DAM (Delegacias de Atendimento à Mulher), mas que concentram altos índices de ocorrência por violência doméstica, a alternativa foi a criação das chamadas “Salas Lilás”, visando oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento também para crianças (de ambos os sexos) e meninas adolescentes, que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denúncias, já que as mulheres teriam um espaço exclusivo para o atendimento.

A primeira “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande, em novembro de 2017, inspirada no modelo existente no Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, em 2018, esse modelo de humanização no atendimento e de maior privacidade à vítima, foi estendido para outro órgão da Segurança Pública Estadual e a proposta foi apresentada para a Delegacia-Geral de Polícia Civil, para que fosse implantada em municípios do interior que registram maiores índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, que dispusessem de espaço físico adequado e que possuíssem policiais do sexo feminino.

O post Delegacia de Bonito inaugura sala especial para atender mulheres apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas