Diário Digital Dia Nacional de Vacinação é celebrado neste sábado durante campanha de multivacinação

Dia Nacional de Vacinação é celebrado neste sábado durante campanha de multivacinação

Neste sábado (16), acontece o “Dia D” da campanha multivacinação de atualização de caderneta da criança e adolescente, e também será celebrado o Dia Nacional de Vacinação, comemorado no dia seguinte. Ao todo, serão 49 unidades de saúde abertas durante todo o dia para aplicação das vacinas em quem tem menos de 15 anos de […] O post Dia Nacional de Vacinação é celebrado neste sábado durante campanha de multivacinação apareceu primeiro em Diário Digital.

Neste sábado (16), acontece o “Dia D” da campanha multivacinação de atualização de caderneta da criança e adolescente, e também será celebrado o Dia Nacional de Vacinação, comemorado no dia seguinte. Ao todo, serão 49 unidades de saúde abertas durante todo o dia para aplicação das vacinas em quem tem menos de 15 anos de idade. 

Todas as unidades estarão funcionando ininterruptamente, entre 7h30 e 17h, facilitando o acesso aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes que, muitas vezes, estão trabalhando o dia inteiro durante a semana e não conseguem levá-los às unidades de saúde. 

“Mesmo estando certo de que a caderneta está em dia, é muito importante ir até uma unidade de saúde para conferir se não há mesmo nenhuma dose em atraso, às vezes deixamos passar a data e nem nos damos conta”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Desde o início da campanha, cerca de duas mil crianças e adolescentes receberam pelo menos uma vacina para atualizar a caderneta, isso corresponde a quase 70% do público que buscou por um ponto de vacinação. 

Contudo, é importante ressaltar que não significa que todos estavam com a caderneta atrasada, uma vez que mais de 700 crianças menores que de um ano foram vacinadas neste período. Nesta faixa etária, a necessidade de vacinação é quase mensal. 

Campanha para atualização de caderneta 

A campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes é uma medida tomada pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura das doses de rotina, visto que o número de pessoas imunizadas tem sido abaixo do recomendável há vários anos. 

As doses que estarão sendo aplicadas protegem contra doenças graves, mas que podem ser evitadas. Em alguns casos, como é o do sarampo, a infecção já era considerada extinta em território nacional, mas voltou a circular nos últimos anos. 

Doses disponíveis na campanha multivacinação 

BGC  Hepatite B  Poliomielite (VIP – inativada)  Poliomielite (VOP – atenuada)  Rotavírus Humano G1P1  Pentavalente  Pneumocócica 10 valente  Meningocócica C (conjugada)  Febre Amarela  Tríplice Viral  Tetraviral  Hepatite A  DTP  Difiteria e Tétano (dT)  HPV  Pneumocócica 23-valente  Varicela  Influenza  dTpa (apenas para gestantes) 

Locais e horários de vacinação 

Das 7h30 às 17h 

Centro 

UBS 26 de Agosto  USF Vila Carvalho  USF Vila Corumbá 

Lagoa 

USF Antártica  USF São Conrado  C.F. Portal Caiobá  USF Tarumã  UBS Buriti  USF Batistão  USF Coophavila 

Segredo 

USF Vila Cox  USF Vida Nova  C.F. Nova Lima  UBS Estela do Sul  USF José Tavares  UBS Coronel Antonino  USF São Francisco  USF Vila Nasser  USF Jardim Paradiso  USF Azaléia  UBS Rochedinho 

Anhanduizinho 

UBS Pioneira  UBS Jockey Club  USF Cohab  USF Anhanduí  UBS Dona Neta  C.F. Iracy Coelho  USF Parque do Sol  UBS Aero Rancho  USF Paulo Coelho  USF Los Angeles 

Bandeira 

USF Arnaldo Figueiredo  UBS Carlota  UBS Universitário  USF Itamaracá  USF Mape  USF Tiradentes  USF Moreninhas 

Prosa 

USF Noroeste  USF Nova Bahia  USF Marabá  USF Mata do Jacinto 

Imbirussu 

UBS Silvia Regina  USF Indubrasil  USF Zé Pereira  USF Aero Itália  USF Albino Coimbra  USF Serradinho  USF Lar do Trabalhador 

O post Dia Nacional de Vacinação é celebrado neste sábado durante campanha de multivacinação apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas