Diário Digital Doações de sangue podem ser feitas em cinco municípios do interior

Doações de sangue podem ser feitas em cinco municípios do interior

A convocação de doadores para auxiliarem na reposição dos baixos estoques de sangue tem sido uma frequente no Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul,  responsável pela distribuição para as unidades hospitalares de todo Estado.  Vale lembrar que além de Campo Grande, a instituição está presente em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. A Rede […] O post Doações de sangue podem ser feitas em cinco municípios do interior apareceu primeiro em Diário Digital.

A convocação de doadores para auxiliarem na reposição dos baixos estoques de sangue tem sido uma frequente no Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul,  responsável pela distribuição para as unidades hospitalares de todo Estado. 

Vale lembrar que além de Campo Grande, a instituição está presente em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. A Rede Hemosul permite a quem mora no interior do Estado ajudar a salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves.

No ano passado o número de coletas de sangue diminuiu cerca de 10% com relação a 2019 em toda a Rede Hemosul. Embora o indicador pareça pequeno, ele representa 5 mil bolsas de sangue a menos, ou seja, como se todas as unidades do Estado ficassem fechadas por um mês.

Conforme a instituição, em Mato Grosso do Sul apenas 2,2% da população é doadora de sangue, e na Capital esse indicador é de 3%, enquanto a OMS recomenda entre 3% a 5% para que seja possível atender a demanda.

A instituição pretende retomar esse ano com campanhas de coleta em municípios onde não há unidades da Rede Hemosul entre outras ações para atrair novos doadores e fidelizar os antigos.

Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, foram criados mecanismos para evitar qualquer tipo de contaminação, com fluxos de entrada diferenciados, possibilidade e agendamento de horário para doações, além da oferta de mecanismos de segurança.

O post Doações de sangue podem ser feitas em cinco municípios do interior apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas