Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Documento de registro de veículo será totalmente digital em 2021

Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir do próximo dia 4 de Janeiro, a documentação de veículos irá sofrer alteração em todo o País com a união do Certificado de Registro Veicular (CRV) e do CRLV Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em um só documento e em formato digital, […] O post Documento de registro de veículo será totalmente digital em 2021 apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir do próximo dia 4 de Janeiro, a documentação de veículos irá sofrer alteração em todo o País com a união do Certificado de Registro Veicular (CRV) e do CRLV Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em um só documento e em formato digital, o CRLV-e.

A novidade trará segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por um QR Code e que poderá ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A diretora de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Loretta Figueiredo, destaca que, em um primeiro momento, a mudança poderá gerar dúvidas, já que ela implica no fim do documento em papel moeda. “As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso. Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, explicou.

A decisão do Denatran surgiu depois que a Seguradora Líder, responsável pelo Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), deixou de operar esse seguro. Era ela quem fazia o controle e o fornecimento do papel moeda.

Publicidade

A Resolução nº 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispõe sobre os requisitos necessários para a emissão do CRV e do CRLV e comprovante de transferência por meio digital.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, essas mudanças demonstram a revolução digital dos Detrans.“Sabemos que toda mudança traz impactos, mas trata-se de um importante momento de evolução e desburocratização do sistema, que passa a ter seu funcionamento em formato digital”, finalizou.

Publicidade

Atualmente, o valor para quem precisa da segunda via do CRV é de R$ 414,76, além da vistoria de R$ 177,45. A partir do próximo ano, o proprietário poderá emitir o documento sem nenhum custo.

O post Documento de registro de veículo será totalmente digital em 2021 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.