Diário Digital Dois são presos acusados de execução de jovem no Aero Rancho

Dois são presos acusados de execução de jovem no Aero Rancho

Dois homens, identificados como Marcos Vinícius e José Ribamar, foram presos na manhã desta quinta-feira (2) por suposto envolvimento na morte de Rikelmy Souza Figueiredo, 21 anos, em 21 de maio deste ano. O jovem foi executado a tiros no Bairro Aero Rancho e, mesmo ferido, correu em busca de socorro, porém veio a óbito. […] O post Dois são presos acusados de execução de jovem no Aero Rancho apareceu primeiro em Diário Digital.

Dois homens, identificados como Marcos Vinícius e José Ribamar, foram presos na manhã desta quinta-feira (2) por suposto envolvimento na morte de Rikelmy Souza Figueiredo, 21 anos, em 21 de maio deste ano. O jovem foi executado a tiros no Bairro Aero Rancho e, mesmo ferido, correu em busca de socorro, porém veio a óbito.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Rikelmy caiu ao solo após tiros - (Foto: Márcio Higo/TVMS Record)

Conforme o delegado Rodolfo Daltro, o crime foi encomendado por homem privado de liberdade após foto postada em rede social. "Para evitar más companhias, ficou dois anos trabalhando em Santa Catarina. Quando ele retornou a Campo Grande, foi convidado para uma festa. Nessa festa, própria para idade dele, fizeram um grupo de amigos e tiraram uma selfie", explica.

O delegado relata que a foto foi postada em rede social e a mulher do detendo aparece, o que despertou ciúmes nele, "um indivíduo de alta periculosidade", que viu a fotografia de dentro do presídio, esclarece. Então, o mandante contatou Rikelmy e afirmou que ele seria morto caso não excluísse a postagem. O jovem, para evitar problemas, retirou a foto do ar. "Mas mesmo assim ele declarou a morte", conta Daltro.

O detento contratou Marcos Vinícius e José Ribamar para matar Rikelmy. O jovem também conhecia os assassinos. No dia do crime, um sábado, eles chamaram a vítima para sair da festa e conversar em outro lugar. "Rikelmy caiu nessa cilada, foi até a casa dela, que fica a cerca de 150 metros da festa, e ao retornar de lá, o motociclista [José] chamou ele e atrás da árvore ficou escondido o autor [Marcos Vinícius]", relata.

O jovem, então, aproximou-se de José, enquanto o comparsa saiu de trás da árvore e realizou os disparos contra ele. Rikelmy correu por alguns metros antes de não resistir aos ferimentos e vir a óbito. "Após caído morto, eles passam do lado com a moto para confirmar que ele realmente havia morrido", conta delegado Daltro.

Investigações

A ação foi realizada pela 5ª Delegacia de Polícia, em conjunto com o Grupo de Operações e Investigações (GOI), da Polícia Civil. Rodolfo Daltro esclarece que o trabalho de investigação contou com depoimento de testemunhas e identificação da motocicleta usada para chegar até os suspeitos.

"Inicialmente eles apresentaram um tráfego de GPS de uma moto, só que ela não tem nenhuma relação com o crime. Essa foi uma forma de confundir a investigação", explica. A Polícia, porém, já tinha conhecimento de que esse veículo não era o mesmo usado no fatídico dia.

Conforme Daltro, a dupla é conhecida pelos policiais e perigosa no Aero Rancho. Juntos, atuaram em três homicídios com modo de agir parecido. Hoje, os dois suspeitos foram presos e porções de crack foram apreendidas com Marcos Vinícius. "Então além de homicídio qualificado, ele está sendo autuado por tráfico de drogas", relata.

Duas mulheres, identificadas como namoradas dos acusados, também compareceram hoje à delegacia para prestar depoimento. Elas serão testemunhas por tráfico de drogas e para apurar mais sobre a motocicleta utilizada no crime.

O delegado também explica que os suspeitos negam a autoria do crime, porém conta que Marcos Vinícius se gabava informalmente de ter assassinado Rikelmy. Quando perguntado sobre a arma utilizada no crime, uma pistola 9 milímetros, o suspeito afirmou que vendeu para outra pessoa no Paraguai. "Nós apuramos que essa pistola foi dada a ele como forma de pagamento", finaliza.

Crime

Rikelmy Souza Figueiredo, 21 anos, foi morto a tiros no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande (MS), no dia 21 de Maio. Testemunhas viram os autores em uma motocicleta Honda Biz branca.

O crime foi praticado por volta das 11h, no cruzamento da Rua Gerbera com Avenida Arquiteto Vilanova Artigas. O jovem estava caminhando quando foi abordado pelos homens que estavam na motocicleta.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Motocicleta utilizada no crime foi apreendida - (Foto: Thays Schneider)

O rapaz que estava na garupa atirou várias vezes contra a vítima.  O atirador usava uma pistola 9mm. Após os disparos, a dupla fugiu. Rikelmy Souza foi baleado no peito, barriga, costas, braço e perna. Mesmo ferida, a vítima correu em busca de socorro, mas caiu no chão sangrando.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. Porém, quando os socorristas chegaram o rapaz já estava sem vida. Policiais militares recolheram cápsulas deflagradas.

O post Dois são presos acusados de execução de jovem no Aero Rancho apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas