Diário Digital Em época de chuva forte, saiba os riscos de atravessar alagamentos com seu veículo

Em época de chuva forte, saiba os riscos de atravessar alagamentos com seu veículo

Nos primeiros meses do ano, as fortes chuvas são recorrentes. É comum vermos cenas de enchentes e alagamentos em diversos pontos de Campo Grande, entre eles a rotatória da Rachid Neder, nos bairros Santo Antônio e Aero Rancho, e na avenida Guaicurus e altos da Afonso Pena. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia […] O post Em época de chuva forte, saiba os riscos de atravessar alagamentos com seu veículo apareceu primeiro em Diário Digital.

Nos primeiros meses do ano, as fortes chuvas são recorrentes. É comum vermos cenas de enchentes e alagamentos em diversos pontos de Campo Grande, entre eles a rotatória da Rachid Neder, nos bairros Santo Antônio e Aero Rancho, e na avenida Guaicurus e altos da Afonso Pena. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul está em alerta laranja, que sinaliza chuvas intensas na região.

Com o forte volume de chuvas, toda a população é prejudicada e quem transita pelas vias de carro também corre riscos. Quando acontecem os alagamentos, a água em excesso na via pode entrar nos automóveis e diversos equipamentos mecânicos e eletrônicos podem ser comprometidos. Sistema de admissão de ar, motor e componentes elétricos, pois os veículos não foram projetados para essas situações.

Para o engenheiro mecânico Pablo Luiz Ferreira Alves, a travessia deve ser realizada em último caso e se "a altura da água não passar da metade da roda". Ele também alerta que os carros não devem ser usados nessas situações, pois apesar do fator tecnológico, muitos componentes não são à prova d´água como o "módulo de comando eletrônico", presente em todos os veículos e responsável pelo controle de todos os sensores e eletrônica do automóvel. Uma peça como esta pode custar cerca de R﹩ 2 mil, dependendo do veículo.

Dentro deste contexto, o engenheiro, que também é professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera Campo Grande, cita que os prejuízos com a passagem do veículo dentro de enchentes podem ser irreversíveis, colocando em risco vários componentes importantes e vitais do automóvel. "Isso pode vir a ocasionar a perda total do automóvel, pois a compra de um motor e de toda a parte elétrica e eletrônica supera 60% do valor do automóvel", comenta o engenheiro.

Pablo Alves também explica que até mesmo veículos grandes e 4x4 como jipes não devem arriscar no trânsito por essas zonas de alagamento sem o devido preparo, que é a utilização do "snorkel", equipamento que garante o funcionamento do motor debaixo d’água.

O post Em época de chuva forte, saiba os riscos de atravessar alagamentos com seu veículo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas