Diário Digital Em risco extremo para Covid-19, Coronel Sapucaia adota lockdown

Em risco extremo para Covid-19, Coronel Sapucaia adota lockdown

O município de Coronel Sapucaia (MS) adotará o lockdown (fechamento total de suas atividades) a partir das 20h deste sábado, 13 de Fevereiro, até às 23:59 horas do dia 21. “Como medida excepcional para prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus”, informa decreto do prefeito Rudi Petzold. O município localizado na fronteira com […] O post Em risco extremo para Covid-19, Coronel Sapucaia adota lockdown apareceu primeiro em Diário Digital.

O município de Coronel Sapucaia (MS) adotará o lockdown (fechamento total de suas atividades) a partir das 20h deste sábado, 13 de Fevereiro, até às 23:59 horas do dia 21. “Como medida excepcional para prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus”, informa decreto do prefeito Rudi Petzold.

O município localizado na fronteira com o Paraguai é o único de Mato Grosso do Sul na bandeira cinza (faixa de risco extremo) na classificação do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir). Coronel Sapucaia tem 480 casos confirmados de Covid-19 e sete mortes pela doença.

Ainda de acordo com o decreto, será permitido o funcionamento exclusivo  de atividades essências tais como farmácias e drogarias( sem restrição de horário de funcionamento, para comercialização exclusiva de medicamentos); clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, em regime de urgência e emergência; distribuidoras de gás: sem restrição de horário de funcionamento.

Também podem funcionar postos de combustíveis: sendo que os serviços anexos de lanchonete, restaurantes e lojas de conveniência deverão ficar fechados durante todo o período.

Estão permitidos ainda serviços funerários e cemitérios, serviços públicos da prefeitura, além de hospitais, postos de saúde, unidades básicas de saúde, unidade de pronto atendimento.

Forças de segurança também podem trabalhar, assim como meios de comunicação (preferencialmente em teletrabalho). O funcionamento da Rodoviária Municipal, limitados à carga e descarga está liberado.

Mercados, supermercados, mercearias, açougues e estabelecimentos congêneres podem abrir, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Nas atividades essenciais, o atendimento fica limitado a no máximo uma pessoa por família, observando a restrição de um cliente por atendente, bem como os protocolos de higiene e saúde previstos em decreto anterior sobre medidas sanitárias.

Pelo decreto, fica proibida, em todo o território do município de Coronel Sapucaia, a circulação de pessoas em quaisquer espécies de logradouros públicos ou de circulação comum, salvo por motivo de força maior.

Está proibida também a circulação de veículos particulares, salvo de pessoas que desempenhem atividade vinculada à essencial, cujo funcionamento esteja permitido no decreto.

Durante a vigência da medida, estão proibidas quaisquer reuniões e/ou atos públicos ou particulares que provoquem aglomerações, independentemente do número de pessoas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem.

O Toque de Recolher está instituído das 20h às 5h do dia seguinte, sendo vedada a circulação de pessoas no município, salvo em caráter excepcional de saúde e inadiável.

O post Em risco extremo para Covid-19, Coronel Sapucaia adota lockdown apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas