Diário Digital Em tempos de “maskne” como cuidar corretamente da pele?

Em tempos de “maskne” como cuidar corretamente da pele?

A máscara de proteção se tornou um acessório indispensável, ou melhor, necessário  para evitar a proliferação e transmissão da COVID-19. Com a pandemia tivemos que adaptar esse novo item ao nosso dia a dia desde o ano passado, 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso obrigatório. O uso frequente e contínuo da […] O post Em tempos de “maskne” como cuidar corretamente da pele? apareceu primeiro em Diário Digital.

A máscara de proteção se tornou um acessório indispensável, ou melhor, necessário  para evitar a proliferação e transmissão da COVID-19. Com a pandemia tivemos que adaptar esse novo item ao nosso dia a dia desde o ano passado, 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso obrigatório.

O uso frequente e contínuo da máscara trouxe o surgimento de espinhas nas regiões cobertas por ela. O problema tem se tornado tão comum que inventaram até um novo termo para esse caso: a "maskne", originado do inglês, é uma junção das palavras máscara (mask em inglês) e acne, que seria a acne causada pelo uso de máscara de proteção.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Esteticista passou a receber mais pacientes (Foto: Marco Miatelo)

A especialista avançada em estética e cosmetologia, Jennifer Palácio, de 29 anos, conta que essa é uma queixa frequente entre seus pacientes e desde que iniciou o uso obrigatório do equipamento aumentou o fluxo em sua clínica.

"É primordial redobrar os cuidados com a nossa pele durante esse período, diferentes de outras acnes, a maskne é um tipo de acne que aparece apenas na região que se utiliza a máscara, devido a oleosidade que surge conforme vamos falando e vai soltando as gotículas de saliva. Provando que as espinhas não acontece só por causa de questões hormonais e sim externas" esclarece.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Marco Miatelo)

De acordo com a especialista, uma maneira eficaz de prevenção é fazer a higienização correta nas máscaras e trocar, pelo menos, 3 vezes por dia. "Apesar de errado, é comum as pessoas usarem a mesma máscara o dia todo, usar em diversos ambientes a mesma máscara, além de deixar dentro do carro e não lavar, com isso, vai juntando bactérias, que podem ocasionar um caso mais grave até" ressalta.

E quem acha que está livre do protetor solar, está enganado. O equipamento de proteção não minimiza a importância do protetor e hidratação que a pele precisa, principalmente para quem gosta de se maquiar ou, até mesmo, precisa trabalhar maquiado.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Marco Miatelo)

"O uso da maquiagem é agravante nesses casos, mas, ocorre de ter pessoas que precisam trabalhar maquiadas ou não abrem mão de uma make, então, a recomendação é preparar bem essa pele com hidratante apropriado para seu tipo de pele, aplicar protetor solar, optar por maquiagens matificantes para selar bem essa pele e, claro, não se esquecer de reaplicar o protetor a cada 2 horas, além de trocar de máscara, até porque os produtos sujam a máscara com mais facilidade" explica.

Portanto, não deixem de utilizar sua máscara, mas, lembre-se dos cuidados essenciais com a sua pele, outra recomendação da profissional é atentar-se também à escolha da sua máscara. "Prefira as de tecido macio, como o algodão ou o material cirúrgico, e evite aquelas feitas com material áspero e que apertam o rosto" finaliza.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Fotos: Marco Miatelo)

O post Em tempos de “maskne” como cuidar corretamente da pele? apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas