Diário Digital Energisa faz alerta sobre acidentes com rede elétrica na construção civil

Energisa faz alerta sobre acidentes com rede elétrica na construção civil

Ao longo de 2021, a Energisa Mato Grosso do Sul contabilizou três acidentes com a rede elétrica em obras. No mesmo período, foi registrada uma morte. Agora, até o mês de abril, o número de mortes já dobrou e o de acidentes chega a quatro. Com o aumento dos acidentes, a concessionária reforça o alerta: […] O post Energisa faz alerta sobre acidentes com rede elétrica na construção civil apareceu primeiro em Diário Digital.

Ao longo de 2021, a Energisa Mato Grosso do Sul contabilizou três acidentes com a rede elétrica em obras. No mesmo período, foi registrada uma morte. Agora, até o mês de abril, o número de mortes já dobrou e o de acidentes chega a quatro. Com o aumento dos acidentes, a concessionária reforça o alerta: trabalhar próximo à rede elétrica nas obras exige cuidado redobrado para evitar acidentes.

A principal recomendação é que, antes de iniciarem o trabalho, os profissionais vejam se o local é seguro. Além disso, é necessário observar as distâncias mínimas de segurança da rede elétrica: dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes, devendo considerar também nestas distâncias, eventuais extensões do corpo humano, como o uso de ferramentas ou equipamentos. Serviços de pintura e instalações de antenas de TV também exigem cuidados adicionais.

Outra orientação é que, em nenhuma hipótese, se deve mexer na fiação para afastá-la do local da construção. A Energisa esclarece que apenas as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para este tipo de trabalho.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Divulgação)

O Coordenador da Energisa em Mato Grosso do Sul, Diego Silva explica que, em muitos casos, nem é preciso encostar nos fios para sofrer descarga. “Às vezes, só de estar próximo à rede, o profissional pode sofrer um choque elétrico. Por isso, reforçamos a importância de ter cuidado.

Os profissionais da construção civil devem se atentar ao espaço em que estão trabalhando e até mesmo onde colocam suas ferramentas e equipamentos para evitar contato com a rede energizada”, orienta.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Divulgação)


Confira algumas orientações de segurança que a Energisa preparou:
– Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;
– Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
– Quando se trata de rede de distribuição, não existe cabo isolado, sempre considere o condutor como energizado;
– Sempre use os equipamentos de segurança;
– Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
– Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;
– Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.
Intervenções na rede elétrica
As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Divulgação)


Além de crime, as atividades citadas acima são perigosas e podem causar acidentes fatais. Ações que são proibidas de serem realizadas na rede de energia ou próximas a ela:
– Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;
– Realizar pintura de fachadas improvisando extensores no rolo de pintura;
– Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;
– Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Divulgação)


Quer instalar uma antena, como fazer com segurança?
– Contrate um profissional qualificado e experiente;
– Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
– Na hora da instalação não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
– Não se aproxime ou toque na rede elétrica;
– O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.

O post Energisa faz alerta sobre acidentes com rede elétrica na construção civil apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas