Diário Digital Estado detalha esquema de distribuição de vacinas

Estado detalha esquema de distribuição de vacinas

Todo o esquema para distribuir a vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul já está pronto e as diretrizes foram publicadas na edição desta quinta-feira (14) hoje do Diário Oficial do Estado. A resolução que estabelece o Plano de distribuição de imunizantes e insumos, que são as agulhas e seringas, foi assinada pelo […] O post Estado detalha esquema de distribuição de vacinas apareceu primeiro em Diário Digital.

Todo o esquema para distribuir a vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul já está pronto e as diretrizes foram publicadas na edição desta quinta-feira (14) hoje do Diário Oficial do Estado. A resolução que estabelece o Plano de distribuição de imunizantes e insumos, que são as agulhas e seringas, foi assinada pelo secretário de Estado de saúde, Geraldo Resende, e pelo secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa.

As duas pastas estarão diretamente envolvidas na distribuição de imunizantes e insumos (seringas e agulhas), contra a COVID-19, em todo o território estadual. O plano estabelece que serão empregadas 26 viaturas para transportar 145,6 mil doses da primeira fase da vacina. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil estão envolvidos na estratégia.

Na publicação desta quinta-feira, todo o esquema é detalhado informando qual viatura fará o transporte, cidade onde será entregue, distância a ser percorrida, número de pessoas que serão imunizadas no município na primeira fase, discriminação das caixas térmicas onde serão transportadas as doses.  Há ainda o detalhamento da atribuição de cada força de segurança, relatando os cuidados no decorrer do transporte, desde a retirada até a entrega e os procedimentos até mesmo para caso de problemas mecânicos nas viaturas.

O plano começou a ser elaborado em dezembro de 2020. Uma das preocupações é com a agilidade no transporte já que a vacina não pode ficar por longos períodos fora de câmaras frias ainda que esteja em caixas térmicas com gelox. Tudo foi esquematizado para que as doses cheguem aos 78 municípios no prazo máximo de 48 horas.

Estoque de seringa e agulha - O Estado confirmou também nesta quinta-feira que há estoques de 2,5 milhões de agulhas e seringas par a fase inicial da imunização. Existem também dois processos em andamento para comprar mais insumos, sendo um para aquisição de 740.689 mil seringas e agulhas e outro para 7 milhões de seringas e agulhas. Esses materiais já estão com as prefeituras.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, já havia divulgado, no início da elaboração do plano que será montada uma verdadeira “operação de guerra” para levar a vacina a todos os cantos do Estado. “Vamos vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra o COVID-19, distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”, ressaltou.

Segundo a secretária estadual de saúde, Mato Grosso do Sul possui são 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, que são capazes de acondicionar imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas a uma temperatura de 2° a 8 °C. Também existem nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios, estes possuem câmaras refrigeradas adequadas para esse acondicionamento.

A doses serão aplicadas nos grupos prioritários, que somam 890,5 mil pessoas no Estado.

O post Estado detalha esquema de distribuição de vacinas apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas