Diário Digital Estado é destaque nacional na transparência da vacinação contra covid-19

Estado é destaque nacional na transparência da vacinação contra covid-19

Além de liderar o ranking nacional de vacinação contra Covid-19, Mato Grosso do Sul também é destaque na transparência da divulgação dos dados sobre a imunização, sendo classificado no nível “ótimo”, em pesquisa realizada por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina). Esta pesquisa se trata de um […] O post Estado é destaque nacional na transparência da vacinação contra covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Além de liderar o ranking nacional de vacinação contra Covid-19, Mato Grosso do Sul também é destaque na transparência da divulgação dos dados sobre a imunização, sendo classificado no nível “ótimo”, em pesquisa realizada por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina).

Esta pesquisa se trata de um levantamento sobre a transparência do processo de vacinação dos estados, por meio do ITVC-19 (Índice de Transparência da Vacinação contra a Covid-19).  São levados em conta a divulgação de 10 itens sobre a imunização, para se chegar a pontuação e nível de cada estado.

Mato Grosso do Sul conseguiu 96 pontos, o que o coloca no nível “alto”, considerado ótimo na transparência dos dados. Em nove categorias tivemos a nota máxima, entre elas as informações sobre: doses disponíveis, idade e faixa etária, população alvo, tipos de dose, tipo de vacina, localização, visualização, formato aberto e série histórica.

O ITVC-19 adotou uma escala de 0 a 100 pontos. Os níveis foram definidos nas categorias opaco (0 – 19), baixo (20 – 39), médio (40-59), bom (60-79) e alto (80-100). Esta classificação coloca Mato Grosso do Sul na melhor classificação do levantamento.  

A pesquisa é conduzida pelos professores Fabiano Maury Raupp (UDESC) e Ana Rita Silva Sacramento (UFBA). O levantamento é semanal e está na  8° edição. Esta última atualização será divulgada nesta sexta-feira (25), nas redes sociais do Observatório de Finanças Públicas (OFiP).

Ampla divulgação

Desde o início da vacinação em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado se preparou para divulgar de forma ágil e dinâmica os dados sobre a imunização, por meio do portal do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e também se criou um canal específico para estes dados, que é o “Vacinômetro”.

No Vacinômetro são apresentados os dados atualizados sobre a vacinação no Estado, com os números sobre aplicação de doses na população, quantas já foram enviadas pelo Ministério da Saúde, assim como os percentuais da população em geral e público-alvo da imunização.

Desta maneira o Estado consegue ser mais uma vez referência e destaque nacional na vacinação do Brasil, já estando desde o começo do processo nas primeiras colocações do ranking nacional de aplicação de vacinas e também na distribuição das doses aos municípios, que em Mato Grosso do Sul é feito em até 12 horas.

O post Estado é destaque nacional na transparência da vacinação contra covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas