Diário Digital Estadual de Judô reúne atletas de várias cidades de MS

Estadual de Judô reúne atletas de várias cidades de MS

Atletas judocas de várias cidades do interior incendiaram o Estadual de Judô, realizado pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), no Ginásio Rádio Clube de Campo Grande, nesta manhã, 02 de outubro. O campeonato que recebeu apoio da Fundesporte, conta com a presença de 22 clubes. Segundo a FJMS, participam do campeonato […] O post Estadual de Judô reúne atletas de várias cidades de MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Atletas judocas de várias cidades do interior incendiaram o Estadual de Judô, realizado pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), no Ginásio Rádio Clube de Campo Grande, nesta manhã, 02 de outubro.

O campeonato que recebeu apoio da Fundesporte, conta com a presença de 22 clubes. Segundo a FJMS, participam do campeonato 344 atletas e 16 técnicos.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Fotos: Luciano Muta)

O torneio reúne judocas nas classes etárias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, veterano e dangai, nas categorias de peso superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado, nos gêneros masculino e feminino.

Participarão clubes de sete municípios: Campo Grande, Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Naviraí, Nioaque e Terenos. Mas, segundo o Presidente da FJMS, a programação era para que mais cidades pudessem participar, mas algumas estão ainda retornando com os treinos, após as paralisações em função da pandemia.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Ovídio Duarte, presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul. (Foto: Luciano Muta)

"Para nós é uma alegria imensa voltar a promover competições e campeonatos após momentos difíceis, devido à pandemia. Mesmo porque havia uma preocupação de como seria esse retorno, o cuidado com os atletas, atender os protocolos de biossegurança . Em contrapartida, por ser uma competição estadual, existe uma tristeza, pois muitas cidades do interior não puderam participar, hoje, justamente por estarem fazendo esse recomeço.

"Algumas academias estão trabalhando no momento, apenas,, com 10%, da quantidade dos atletas. Então, para muitos dos afiliados da FJMS está sendo um recomeço. Ainda é cedo para mensurar com exatidão os prejuízos para o esporte, por conta desse período em que ficamos parados, mas, já adianto que há prejuízos, sim, principalmente para os atletas do Judô que precisam passar por ciclos", explica Ovídio Duarte presidente da FJMS.

Segundo Ovídio, já alguns atletas de Campo Grande, tiveram mais sorte. " Eles foram mais amparados graças ao apoio que recebemos da Fundesporte e os decretos que a cidade seguiu, que possibilitaram fazer um retorno com as atividades do esporte", reconhece.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital

Alessandro Nascimento (Foto: Luciano Muta)

Alessandro Nascimento é pai e treinador da judoca Alexia Vitória, que já participou de competições internacionais, sendo medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos, também teve participação na Olimpíada de Tóquio 2021, além de conquistas nacionais. "Minha filha começou em competições como essa, e hoje, neste exato momento desembarca para Itália para disputar na categoria Ligeiro menos de 48 quilos", comenta o técnico da Associação Atlética Judô do Futuro.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Breno Dias de 16 anos, é da cidade de Dourados-MS. (Foto: Luciano Muta)

Breno Dias Duarte é atleta na modalidade mais 90 quilos sub- 18. É representante da cidade de Dourados. "Para este campeonato me manteve focado nos treinos. Na pandemia continuei com os treinos de casa até que pudesse retornar à academia", disse.

Luis Eduardo Coutinho é faixa preta na categoria 81 quilos veterano, e contou um pouco sobre a sua rotina de preparação para as competições.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Judoca Luis Eduardo Coutinho (Foto: Luciano Muta)

"Minha preparação é noturna devido aos meus outros compromissos. Para poder competir o atleta precisa estar bem fisicamente, com uma alimentação balanceada, ir a academia, fazer musculação e treinar, pelo menos, três vezes na semana, estudar um pouco sobre as técnicas e golpes utilizados pelo adversário, é outra dica importante. Sobre a organização do evento, como atleta achei a organização espetacular, seguindo as exigências de higienização e medidas de biossegurança, isso passa mais confiança para o atleta," finaliza Coutinho ao parabenizar todos os envolvidos na realização da competição.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Deverão participar 344 atletas (225 no masculino e 119 no feminino). Fotos: Luciano Muta

O post Estadual de Judô reúne atletas de várias cidades de MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas