Diário Digital Estudantes podem apresentar propostas para receber bolsa de extensão

Estudantes podem apresentar propostas para receber bolsa de extensão

Estão abertas as inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT) a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS. O objetivo é valorizar o estudante, fortalecendo a vivência acadêmica e social, e a integração da extensão com os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, presencial ou a […] O post Estudantes podem apresentar propostas para receber bolsa de extensão apareceu primeiro em Diário Digital.

Estão abertas as inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT) a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS. O objetivo é valorizar o estudante, fortalecendo a vivência acadêmica e social, e a integração da extensão com os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, presencial ou a distância.

As bolsas são no valor de R$ 400 e as inscrições ocorrem em fluxo contínuo até 20 de novembro. O coordenador da ação de extensão deverá submeter a proposta de bolsa exclusivamente via sigproj.ufms.br, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos requeridos no formulário em colaboração com o estudante a ser indicado como bolsista.

“O edital PIBEXT é de suma importância para os acadêmicos da UFMS, considerando que é por meio dele que selecionamos os alunos que receberam bolsas para participar de ações de extensão da nossa Universidade. Atualmente temos 228 bolsistas, contudo, podemos aumentar esse número até o final do ano, considerando que novas ações de extensões podem ser encaminhadas”, explica Auri Claudionei Matos Frübel, diretor da Escola de Extensão.

A Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (LAMSA), atualmente tem o projeto de extensão AdoleSER, no qual está interligada duas ações de extensões que foram contempladas pelo edital no início desse ano: “Mídias e educação em saúde para adolescentes e Saúde” e “Saúde e cidadania para adolescência”. Segundo a coordenadora do projeto, Soraya Solon, na ação que trabalha especificamente com material educativo dentro das redes sociais, dos 50 estudantes que estão no programa, seis se candidataram no último edital e foram contemplados com quatro bolsas. Os outros ficaram como suplentes da bolsa e possivelmente serão enquadrados como estudantes voluntários de extensão.

“O grupo sempre está atento e concorre aos editais de bolsas de extensão, isso porque o recurso financeiro para o acadêmico realizar ou estar na extensão é muito importante. Primeiro, para auxiliar o aluno na sua vida acadêmica, considerando que é um recurso a mais para ele exercitar sua experiência universitária; mas, com relação a extensão, como temos que deslocar para diferentes partes do nosso município, existe apoio financeiro para o transporte, a bolsa auxilia o nosso aluno a se deslocar para os locais onde ele vai interagir com uma ação de extensão. A bolsa também pode ajudar o aluno a organizar, adquirir o material que ele vai utilizar na extensão e, mais do que isso, a bolsa de extensão é um incentivo para que esse aluno se insira na extensão universitária. Ser um bolsista de extensão é importante para facilitar e incentivar que ele cresça desempenhando as ações de extensão”, destaca Soraya.

Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital completo, neste link. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas por meio do e-mail diex.proece@ufms.br.

O post Estudantes podem apresentar propostas para receber bolsa de extensão apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas