Diário Digital Festival de Cultura Indígena apresenta a raiz de MS em praça na Capital

Festival de Cultura Indígena apresenta a raiz de MS em praça na Capital

Para comemorar e rememorar as tradições dos povos indígenas, a Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas promove o primeiro Festival de Cultura Indígena nos dias 18 e 19 de Abril, na Praça Ari Coelho, no Centro de Campo Grande (MS). O evento tem o objetivo de resgatar a cultura e a tradição das […] O post Festival de Cultura Indígena apresenta a raiz de MS em praça na Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Para comemorar e rememorar as tradições dos povos indígenas, a Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas promove o primeiro Festival de Cultura Indígena nos dias 18 e 19 de Abril, na Praça Ari Coelho, no Centro de Campo Grande (MS).

O evento tem o objetivo de resgatar a cultura e a tradição das comunidades indígenas e ocorre em parceria à Prefeitura e à Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), em comemoração à semana dos povos indígenas.

A coordenadoria, que foi criada em 2017, faz parte da Subsecretaria dos Direitos Humanos (SDHU). Hoje, a população indígena de Campo Grande é de 7500 cidadãos, agrupados em 21 comunidades, que são acompanhadas pela SDHU.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Palco para apresentações musicais está sendo montado (Foto: Luiz Alberto)

O coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas, Enério Kadoshi, afirma que este passo é importante para fortalecer e enraizar as tradições na sociedade.

"Às vezes, os campo-grandenses têm conhecimento maior de outras populações, como paraguaia e japonesa, e desconhecem a história da cidade", relata Enério.

"É importante para tirar o afastamento, porque muitos acham que indígena vive no mato e são inacessíveis", ele complementa.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Luiz Alberto)

Nesta segunda-feira, 18 de Abril, o Festival tem início às 17h e se encerra às 22h. As atrações serão diversas, com apresentação de dança terena às 18h30, barracas com artesanato, cerâmica, comidas típicas e apresentações musicais.

Além disso, será apresentada a tradição do grafismo para a população. Feito com a tinta do Jenipapo e Urucum, a pintura corporal hoje celebra a cultura indígena. Antigamente, ela era usada para a identificação das tribos nas guerras. Os visitantes poderão fazer o grafismo se desejarem.

Na parte culinária, serão ofertadas comidas típicas feitas à base de milho e mandioca. Algumas delas são Hihi (um tipo de pamonha realizado com a mandioca), Lapape (caldo de mandioca), Ikui (pamonha), Poreo (bolo de milho) e o Biju.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Grafismo (Foto: Luiz Alberto)

Segundo dia - Na terça-feira, 19 de Abril, além das barracas de comida, haverá o concurso de Miss e Mister Indígena, que trará 16 competidoras e 6 competidores das comunidades indígenas do município, a partir das 17h.

Os jurados serão o coordenador da Sectur, Max Antônio Freitas, a secretária municipal de educação, Alelis de Oliveira, a subsecretária de políticas para mulher, Carla Stephanini e a Miss Indígena da aldeia Dois Irmãos do Buriti, Eli Mamed.

"Dia do Índio e todo dia e ele pode ser o que quiser sem deixar de ser o que ele é", afirma o coordenador da subsecretaria indígena municipal.

Serviço - 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande, realização nos dias 18 e 19 de abril. Início às 17h àse término às 22h, na Praça Ary Coelho, Centro de Campo Grande.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Fotos: Luiz Alberto)

O post Festival de Cultura Indígena apresenta a raiz de MS em praça na Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas