Diário Digital Governo nega aplicação de vacinas vencidas em MS

Governo nega aplicação de vacinas vencidas em MS

O sistema de saúde de Mato Grosso do Sul não aplicou qualquer dose da vacina contra Covid-19 da marca Astrazeneca fora do prazo de validade, afirma o governo do Estado.   Nesta sexta-feira, 2 de Julho, tem grande repercussão, reportagem publicada pela Folha de São Paulo que aponta que 26 mil doses de vacinas vencidas […] O post Governo nega aplicação de vacinas vencidas em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

O sistema de saúde de Mato Grosso do Sul não aplicou qualquer dose da vacina contra Covid-19 da marca Astrazeneca fora do prazo de validade, afirma o governo do Estado.  

Nesta sexta-feira, 2 de Julho, tem grande repercussão, reportagem publicada pela Folha de São Paulo que aponta que 26 mil doses de vacinas vencidas foram ministradas em vários postos do País, sendo 221 em MS.

Conforme as tabelas de vacinação publicadas pela Folha, as doses vencidas foram aplicados em 37 unidades de saúde no Estado em cidades como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Bataguassu, Ponta Porã, Jardim, Mundo Novo, Rio Verde, Itaquiraí e outras.

Porém, segundo o governo do Estado, o que houve em MS, foi o registro atrasado da aplicação das vacinas por parte de alguns municípios.

“Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação”, informou a Secretaria Estadual de Saúde, SES, por meio de nota.

Explicando melhor, o sistema do SI-PNI computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação, o que estaria gerando a confusão, segundo a SES.

Veja abaixo a nota completa divulgada pela SES:

A Secretaria de Estado de Saúde informa que todas as vacinas aplicadas em Mato Grosso do Sul foram dentro do prazo de validade.

O sistema do SI-PNI computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o inicio realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação.

Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação.

Todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses.

O post Governo nega aplicação de vacinas vencidas em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas