Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia 29 de Agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada há mais de 30 anos com o intuito de conscientizar a população sobre os inúmeros danos que o taboco pode causar. A perspectiva de mortalidade atual pelo uso do cigarro em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento é […] O post Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Dia 29 de Agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada há mais de 30 anos com o intuito de conscientizar a população sobre os inúmeros danos que o taboco pode causar.

A perspectiva de mortalidade atual pelo uso do cigarro em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento é de 6 milhões. Para o ano de 2030, a concepção de mortalidade é de 3 milhões em países desenvolvidos e de 7 milhões em países em desenvolvimento, isto significa 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco no ano de 2030. Também segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito.

O tabagismo é a principal causa evitável de doença e morte não só nos Estados Unidos da América como também no Brasil. Fazendo uma breve retrospectiva, nos Estados Unidos em 1.900 mais ou menos 3.200 gramas de tabaco eram consumidos por cada adulto por ano.

Além disso, é considerado o maior risco controlável para doenças cardiovasculares, principal causa de óbitos no Brasil, que, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), resulta em mais de mil mortes por dia. Fumantes têm de duas a três vezes mais risco de sofrer um Derrame cerebral (AVC), doença isquêmica do coração e doença vascular periférica, e de 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

Publicidade

Recentemente, um estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Educação para Controle do Tabaco da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmou que tanto o tabagismo quanto o uso de cigarros eletrônicos aumentam a gravidade das infecções pulmonares e que fumantes têm 2,25 vezes mais chances de complicações graves decorrentes da covid-19 do que não fumantes. Essa é uma das principais preocupações durante a pandemia do novo coronavírus, e a SBC vem adotando estratégias a fim de colaborar para o enfrentamento da crise e informar a sociedade acerca de medidas preventivas, especialmente aqueles que têm comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e ao tabagismo.

O post Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.