Diário Digital Ladário inicia recolhimento de animais de médio e grande porte soltos nas ruas

Ladário inicia recolhimento de animais de médio e grande porte soltos nas ruas

Animais soltos pelas ruas. Um problema antigo e que traz riscos à saúde pública agora pode ser resolvido em Ladário. O município vizinho a Corumbá iniciou o recolhimento de animais de médio e grande porte que vivem pelas ruas da cidade. O serviço, prestado por uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Ladário, por meio […] O post Ladário inicia recolhimento de animais de médio e grande porte soltos nas ruas apareceu primeiro em Diário Digital.

Animais soltos pelas ruas. Um problema antigo e que traz riscos à saúde pública agora pode ser resolvido em Ladário. O município vizinho a Corumbá iniciou o recolhimento de animais de médio e grande porte que vivem pelas ruas da cidade.

O serviço, prestado por uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou em 11 de novembro e alguns animais já foram retirados das ruas. A iniciativa tem por objetivo impedir possíveis danos em locais públicos ou acidentes, além do cumprimento da legislação que não permite a criação de animais de grande porte dentro do perímetro urbano.

O abandono, além de ser uma forma de maus-tratos, causa problemas, pois, com animais soltos nas ruas, eles também podem transmitir doenças, além da reprodução descontrolada podendo também serem causadores de acidentes de trânsito.

De acordo com a secretária de Saúde de Ladário, Josiane Braga, uma vez recolhido, o proprietário tem prazo de 72 horas, para retirar o animal, que é levado para o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). Ela se refere ao trabalho, como um atendimento a um anseio antigo tanto da população como da própria administração pública.

“O animal é recolhido pela empresa contratada e levado até o NCZ. Lá recebe todos os cuidados, desde a alimentação até avaliação de saúde. O prazo para a retirada é de 72 horas, porém, o proprietário paga uma multa no valor de R$ 300,00. Em caso de reincidência, o valor é dobrado, R$ 600,00”, explicou  frisando que em caso de abandono total, “o animal poderá ser doado ou leiloado para instituições que necessitem para algum tipo de trabalho”.

Os animais a serem recolhidos, que se encaixam em médio e grande porte são: cavalos, éguas, bois, vacas, bodes e cabras.

Funcionários do NCZ, também dão apoio durante a estadia do animal no local, após ser recolhido. Para mais informações ou denúncia de animais soltos, a população pode entrar em contato pelos números (67) 3226-5165 / 3226-1213 ou (67) 99678-1694 / 99996-8512.

(Com informações: Diário Corumbaense)

O post Ladário inicia recolhimento de animais de médio e grande porte soltos nas ruas apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas