Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lockdown termina hoje em Dourados

O ‘Lockdown’ ou ‘fecha-tudo’ iniciado em Dourados no dia 30 de maio por meio do Decreto Municipal nº 400 se encerra neste sábado (12).  A medida adotada para frear o avanço dos índices do coronavírus foi inédita não somente em Dourados, mas em todo o Estado. Desde o começo da pandemia no ano passado, nenhum dos […] O post Lockdown termina hoje em Dourados apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

O ‘Lockdown’ ou ‘fecha-tudo’ iniciado em Dourados no dia 30 de maio por meio do Decreto Municipal nº 400 se encerra neste sábado (12). 

A medida adotada para frear o avanço dos índices do coronavírus foi inédita não somente em Dourados, mas em todo o Estado. Desde o começo da pandemia no ano passado, nenhum dos demais municípios havia adotado medidas restritivas tão duras.

Após 14 dias, os resultados desse fechamento total da grande maioria das atividades não essenciais não serão percebidos imediatamente, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos com essa projeção porque é o tempo mínimo de observação entre contaminação, manifestação do vírus e possibilidade de transmissão. O objetivo é ter reflexos positivos a partir de 15, talvez 18 dias [após o fim do lockdown] para que tenhamos a percepção dessa quebra desse elo de contaminação do vírus na sociedade”, explicou Edvan Marques, Secretário Municipal.

Publicidade

Conforme o boletim epidemiológico de ontem (11), Dourados teve 153 novos casos positivos da Covid-19 e cinco mortes registradas, sendo duas de pacientes moradores de outras localidades que eram atendidos na rede hospitalar municipal.

Com relação à fila por vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid, também ontem pela primeira vez após 27 dias, o município registrou menos de 30 pessoas na espera, com total de 22 pacientes.

Publicidade

A redução se deve, principalmente, a transferência para vagas de UTI disponibilizadas em outros Estados. Somente de Dourados, foram 12 pacientes transferidos desde a semana passada por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

Desse total, sete foram enviados para Porto Velho, no Estado de Rondônia e cinco para São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Publicidade

O último registro oficial da prefeitura de fila abaixo de 30 pacientes foi no dia 15 de maio deste ano, com 21 pessoas aguardando vaga de UTI. Já o maior pico registrado desde o início da pandemia foi de 59 pessoas na fila, em 31 de maio deste ano.

O cenário ainda é difícil e crítico, com a cidade classificada em bandeira cinza, de risco extremo à Covid-19, conforme o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). A ferramenta do Governo do Estado monitora os índices da doença em todos os 79 municípios, para recomendações, por exemplo, de medidas restritivas.

Na bandeira cinza, é recomendado o fechamento de muitas atividades consideradas não essenciais. No entanto, por ter vivido um lockdown muito mais restritivo pelo período de 14 dias, a Prefeitura de Dourados encaminhou uma justificativa técnica ao Estado para não seguir as recomendações.

Ontem, foi publicado em Diário Oficial um novo decreto municipal, valendo a partir deste domingo (13), liberando o funcionamento da grande maioria das atividades, com recomendações de biossegurança e toque de recolher diário das 20h às 5h.

Com informações: Dourados News

O post Lockdown termina hoje em Dourados apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.