Diário Digital Mais de 300 migrantes internacionais participarão de curso da UEMS

Mais de 300 migrantes internacionais participarão de curso da UEMS

Com uma proposta inovadora para que migrantes internacionais possam reconhecer e produzir diferentes tipos de textos na língua portuguesa em um contexto nacional ou fora das nossas fronteiras, o novo curso do Programa UEMS ACOLHE vai atender 390 migrantes internacionais. O curso ‘Leitura e Produção de Textos em Situação de Imersão’ recebeu 392 inscrições de […] O post Mais de 300 migrantes internacionais participarão de curso da UEMS apareceu primeiro em Diário Digital.

Com uma proposta inovadora para que migrantes internacionais possam reconhecer e produzir diferentes tipos de textos na língua portuguesa em um contexto nacional ou fora das nossas fronteiras, o novo curso do Programa UEMS ACOLHE vai atender 390 migrantes internacionais.

O curso ‘Leitura e Produção de Textos em Situação de Imersão’ recebeu 392 inscrições de pessoas de 31 países, que se autodeclararam falantes de 21 línguas distintas. “Esperávamos receber 120 inscrições, para a abertura de 2 turmas. Ao passarmos das 250 inscrições percebemos o grande desafio que se apresentava para a equipe de colaboradores”, afirmou o coordenador do Programa UEMS ACOLHE, professor doutor João Fábio Sanches Silva.

As aulas serão on-line e possibilitarão aos migrantes internacionais a participação mais ativa de nacionais de outros países na recepção e produção de conhecimentos e de conteúdos em língua portuguesa, a partir da leitura, compreensão e produção de textos.

Segundo João Fábio, devido ao expressivo número de inscrições foram abertas 5 turmas, divididas pela língua de origem dos alunos. São 3 turmas para falantes de espanhol, 1 turma para falantes de francês e crioulo e 1 turma para falantes de outras línguas, em que a língua inglesa é a predominante. “Toda esta diversidade cultural enriquece não apenas os alunos, mas também toda nossa equipe de professores e auxiliares”, diz João Fábio. Outro ponto que chamou a atenção da coordenação geral foi o fato desses alunos residirem em 16 países diferentes, o que demonstra a potencialidade de acolhimento linguístico a partir das ações remotas.

Ainda no primeiro semestre de 2021, o Programa UEMS ACOLHE irá oferecer um novo curso voltado para os aspectos culturais brasileiros, com abertura de inscrições prevista para a segunda quinzena de abril. Informações sobre este novo curso já estão disponíveis na página do Programa, na aba ‘Cursos e Horários’, no endereço www.uems.br/uemsacolhe.

Programa UEMS ACOLHE

O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais – é o resultado de uma série de ações de extensão desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com a finalidade de atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante internacional no nosso estado. 

O post Mais de 300 migrantes internacionais participarão de curso da UEMS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas