Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Modalidade Pesque e Solte está liberada em dois rios do MS

Desde o dia 1º de fevereiro, está liberada a modalidade Pesque e Solte de pesca amadora, em toda extensão da calha dos rios Paraguai e Paraná. Mas a Polícia Militar Ambiental alerta: Os demais rios continuam com a pesca totalmente proibida devido ao período de Piracema, iniciado em 5 de novembro e que segue até […] O post Modalidade Pesque e Solte está liberada em dois rios do MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Desde o dia 1º de fevereiro, está liberada a modalidade Pesque e Solte de pesca amadora, em toda extensão da calha dos rios Paraguai e Paraná. Mas a Polícia Militar Ambiental alerta: Os demais rios continuam com a pesca totalmente proibida devido ao período de Piracema, iniciado em 5 de novembro e que segue até 28 de fevereiro em Mato Grosso do Sul.

O Pesque e Solte não afeta a Piracema, pois nos rios onde é liberada a modalidade em fevereiro os peixes iniciaram a subida antes, portanto já fizeram a desova. Porém, os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.

Lembrando que a Piracema é o período do defeso, quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para se reproduzir. A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estão em força-tarefa para fiscalizar e combater a pesca nesse período e garantir a reprodução das espécies.

Só nos dois primeiros meses de Piracema foram apreendidos 369 quilos de pescado e 32 pessoas foram presas e autuadas pela PMA, por crime ambiental. O número de apreensões e prisões neste ano está bem acima do registrado no mesmo período do ano passado e as autoridades estão atentas, vistoriando todas as regiões do Estado.

Publicidade

Além dos rios, peixarias e restaurantes também são fiscalizadas. Quem for pego com pescado nesse período, sem comprovação de origem, sofrerá sanções previstas da lei de crimes ambientais.

O post Modalidade Pesque e Solte está liberada em dois rios do MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.