Diário Digital Mortes no trânsito tem redução durante ano de pandemia

Mortes no trânsito tem redução durante ano de pandemia

Mesmo com o aumento da circulação de veículos particulares em Campo Grande desde o início do período de pandemia, a quantidade de acidentes com morte reduziu na Capital. Segundo estatística de ocorrências atendidas pelo Batalhão da Polícia Militar de Trânsito, o BPMTran, no ano passado 66 pessoas perderam a vida nas ruas da cidade. Em […] O post Mortes no trânsito tem redução durante ano de pandemia apareceu primeiro em Diário Digital.

Mesmo com o aumento da circulação de veículos particulares em Campo Grande desde o início do período de pandemia, a quantidade de acidentes com morte reduziu na Capital. Segundo estatística de ocorrências atendidas pelo Batalhão da Polícia Militar de Trânsito, o BPMTran, no ano passado 66 pessoas perderam a vida nas ruas da cidade. Em 2019 foram 72 mortes e em 2018 a quantidade foi ainda mais preocupante: 87 óbitos

Os motociclistas continuam sendo os condutores que mais perdem a vida em acidentes de trânsito. Em 2020 foram 47 da faixa etária de 18 a 25 anos de idade. Em todo o ano passado foram registrados 8.732 acidentes sendo 3.705 com vítimas e 4.961 apenas com danos materiais.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Subcomandante do BPMTran apresenta dados de ocorrências de trânsito (Foto: Luciano Muta)

Segundo o capitão Waldomiro Vargas Junior, subcomandante do BPMTran, ações conjuntas de fiscalização com o Detran foram reforçadas e os reflexos são positivos. “A diminuição se deu em decorrência de ações de conscientização, intensificação das operações e lei seca todos os finais de semana, e tudo isso se reflete nesse balanço de dados anual”, ressalta.

Em dados apresentados pelo BPMTran, a imprudência e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes. Das vias com maior incidência de ocorrências de trânsito a Avenida Afonso Pena concentra o maior número. Em 2020 a principal via da Capital registrou 333 acidentes de trânsito. A segunda no ranking é a avenida Duque de Caxias seguida da Guaicurus.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Mesmo com redução de óbitos, jovens do sexo masculino e condutores de moto ainda são os que mais perdem a vida no trânsito (Foto: Luciano Muta)

Ainda de acordo com subcomandante do BPMTran, são frequentes os flagrantes de pessoas conduzindo veículos sem Carteira Nacional de Habilitação. Segundo dados do Detran (Departamento Estadual de  Trânsito em Mato Grosso do Sul), a cada 3 horas, oito condutores são flagrados na Capital dirigindo sem o documento.

Dirigir sem CNH é considerada infração gravíssima e a multa tem o valor de R$ 880,41. Em caso de flagrante o veículo fica retido até apresentação de um condutor habilitado. Para essa situação é denominado crime de trânsito em casos de condução perigosa, colocando em risco a vida de pessoas. Sendo assim, além da multa administrativa, o condutor não habilitado poderá responder por crime com pena prevista de 6 meses a 1 ano.

Pessoas que disponibilizam veículos para condutores sem CNH serão responsabilizadas por multas administrativas e indiciadas por confiar ou entregar a direção para pessoas não habilitadas. Em 2020 foram contabilizados 1.908 acidentes de trânsito na Capital envolvendo condutores sem habilitação.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Estatísticas de acidente de trânsito do BPMTran (Foto: Luciano Muta)

Uma das últimas ocorrências de acidente de trânsito envolvendo condutor sem CNH aconteceu nesta terça-feira (05) na avenida Bandeirantes. Um jovem motociclista ficou em estado grave após bater em um carro. O rapaz estava em alta velocidade segundo testemunhas e transitava pela faixa exclusiva para o transporte coletivo. Ele ficou gravemente ferido com lesões no rosto sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a a Santa Casa.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Acidente envolvendo motociclista sem CNH na avenida Bandeirantes (Foto: Luciano Muta)

O post Mortes no trânsito tem redução durante ano de pandemia apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas