Diário Digital MS suspende vacinação de AstraZeneca em gestantes

MS suspende vacinação de AstraZeneca em gestantes

A utilização do imunizante contra Covid-1 9 AstraZeneca produzido pela Fiocruz no Brasil foi suspenso por enquanto em Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende confirmou hoje (11) que as doses de AstraZeneca não serão aplicadas em gestantes com ou sem “até recebermos comunicação oficial do Ministério da Saúde”. Ontem […] O post MS suspende vacinação de AstraZeneca em gestantes apareceu primeiro em Diário Digital.

A utilização do imunizante contra Covid-1 9 AstraZeneca produzido pela Fiocruz no Brasil foi suspenso por enquanto em Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende confirmou hoje (11) que as doses de AstraZeneca não serão aplicadas em gestantes com ou sem “até recebermos comunicação oficial do Ministério da Saúde”.

Ontem (10) a Agência de Vigilância Sanitária comunicou a  suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz nesse público.

Em nota publicada, a Anvisa emitiu recomendação para que a aplicação do imunizante  fosse suspensa em mulheres grávidas. 

Conforme a nota " esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país. O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica", diz trecho da nota.

No último dia três de maio, MS recebeu os primeiros lotes com as vacinas da americana Pfizer, com 7.020 doses, para Capital.

Na última segunda-feira (10), o 2º lote do mesmo imunizante chegou ao Estado com 14.040 doses, que deverão ser aplicadas em gestantes. Segundo o governo do Estado, todos os municípios do Estado receberão até a noite desta terça-feira a remessa com a vacina.

O post MS suspende vacinação de AstraZeneca em gestantes apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas