Diário Digital Mulher que testou positivo para variante Delta esteve a passeio em Ladário

Mulher que testou positivo para variante Delta esteve a passeio em Ladário

A Secretaria de Saúde de Ladário informou que mulher, de 52 anos, que testou positivo para a variante Delta do coronavírus, mora no Rio de Janeiro e esteve a passeio no município em julho.  Nesta segunda-feira (06), a Secretaria de Estado de Saúde recebeu a confirmação de três amostras sequenciadas que foram confirmadas com a […] O post Mulher que testou positivo para variante Delta esteve a passeio em Ladário apareceu primeiro em Diário Digital.

A Secretaria de Saúde de Ladário informou que mulher, de 52 anos, que testou positivo para a variante Delta do coronavírus, mora no Rio de Janeiro e esteve a passeio no município em julho. 

Nesta segunda-feira (06), a Secretaria de Estado de Saúde recebeu a confirmação de três amostras sequenciadas que foram confirmadas com a variante Delta. Dois são moradores de Campo Grande, um homem de 22 anos e uma mulher de 51 anos, e a mulher, de 52 anos, que constou como moradora de Ladário.

"Ela é do Rio de Janeiro e ficou hospedada na casa de amigos em Ladário. A paciente apresentou sintomas de covid e no dia 23 de julho fez o exame no drive de Corumbá. Uma semana depois, no dia 30 de julho, ela retornou para o Rio", explicou a secretária de Saúde do município vizinho, Josiane Braga. 

Ela ressaltou que soube da confirmação da variante Delta pela imprensa e, imediatamente, a equipe da Vigilância Epidemiológica foi até o endereço informado pela paciente. "Fizemos a busca ativa das pessoas que tiveram contato com ela. Também relataram que tiveram sintomas em julho, foram submetidos a exames que deram positivo para covid e já estão recuperadas", concluiu Josiane, destacando que até o final desta manhã, a pasta não foi comunicada oficialmente pela Saúde Estadual sobre o caso. 

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que as amostras dos três pacientes confirmados com a variante Delta, são do monitoramento de rotina feito pelo Central de Saúde Pública (Lacen/MS). As amostras foram coletadas em 23 e 27 de julho deste ano e encaminhadas ao laboratório da  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas.

A SES ressaltou ainda que, através do Laboratório Central de Saúde Pública, mantém programa de vigilância genômica enviando amostras para monitoramento de novas cepas, controle de qualidade e investigar possíveis casos de reinfecção sinalizadas pela Vigilância Epidemiológica.

(Informações Diário Corumbaense)

O post Mulher que testou positivo para variante Delta esteve a passeio em Ladário apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas