Diário Digital Mulheres em situação vulnerável poderão receber anticoncepcional de longa duração

Mulheres em situação vulnerável poderão receber anticoncepcional de longa duração

Meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade poderão ter acesso gratuito ao Etnogestrel, implante anticoncepcional de longa duração, que é reversível e inserido por via subdérmica. De acordo com o Projeto de Lei 259/2021, apresentado pelo deputado Lucas de Lima (Solidariedade), ficam autorizadas a distribuição e aplicação do Etnogestrel pela rede estadual de saúde pública. De […] O post Mulheres em situação vulnerável poderão receber anticoncepcional de longa duração apareceu primeiro em Diário Digital.

Meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade poderão ter acesso gratuito ao Etnogestrel, implante anticoncepcional de longa duração, que é reversível e inserido por via subdérmica.

De acordo com o Projeto de Lei 259/2021, apresentado pelo deputado Lucas de Lima (Solidariedade), ficam autorizadas a distribuição e aplicação do Etnogestrel pela rede estadual de saúde pública.

De acordo com a proposta, serão beneficiadas as mulheres em situação de rua, usuárias de drogas, adolescentes que estão em Unidades Educacionais de Internação (Uneis) e em casas abrigo e que tenham vida sexual ativa.

Outras mulheres, em condição de vulnerabilidade social e financeira, também poderão solicitar a concessão do implante.

“A intenção é garantir maior proteção às mulheres que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e financeira, como as moradoras de rua, mulheres usuárias de drogas e adolescentes com vida sexual ativa das Casas Abrigo e Internas nas Uneis”, justifica o parlamentar. Ele argumenta que os métodos contraceptivos de curta duração, por representarem dificuldades de utilização e alto índice de falhas, devem ser evitados por grupo de mulheres vulneráveis.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será analisado pelos parlamentares nas comissões de mérito e em votações plenárias.

(Fonte: Assembleia Legislativa)

O post Mulheres em situação vulnerável poderão receber anticoncepcional de longa duração apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas