Diário Digital Novo livro digital da ALEMS integra projeto antirracista

Novo livro digital da ALEMS integra projeto antirracista

Uma conversa necessária e atual, o racismo é o assunto do último livro digital produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, da Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O material compõe o projeto “ALEMS Antirracista” lançado esta manhã (18). Os diálogos entre os animais do Pantanal trazem reflexões […] O post Novo livro digital da ALEMS integra projeto antirracista apareceu primeiro em Diário Digital.

Uma conversa necessária e atual, o racismo é o assunto do último livro digital produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, da Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O material compõe o projeto “ALEMS Antirracista” lançado esta manhã (18).

Os diálogos entre os animais do Pantanal trazem reflexões sobre o racismo em crianças, jovens e adultos. O jornalista Osvaldo Júnior conta a história de Preta, oncinha-preta raptada no Pantanal, levada a uma fazenda e trancada numa jaula. As situações vividas pela felina trazem elementos que permitem ao leitor traçar paralelos com a realidade vivida por quem é vítima de preconceito e racismo.

As páginas ilustradas pela programadora visual Luciana Kawassaki trazem os versos em que é falado sobre restrição de liberdade, comunicação violenta, escravização de africanos membros da realeza, a beleza negra da noite, entre outros assuntos. O livro digital é o quarto publicado pela Casa de Leis, e pode ser acessado gratuitamente, basta clicar aqui.

Na apresentação da obra, Osvaldo Júnior fala sobre o racismo presente no cotidiano. “A diluição do racismo nos costumes torna o próprio racismo um hábito – e o que é hábito não se questiona, por não ser percebido e, caso seja percebido, são vistas apenas penumbras, facilmente aceitas. O debate sobre racismo permanece necessário, e pode ser provocado de diversas formas e contemplar públicos distintos”, explicou o jornalista.

Projeto Antirracista

O projeto “ALEMS Antirracista” é uma iniciativa que divulga as ações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, idealizado pela jornalista Fernanda Kintschner, com colaboração de diversos profissionais, que informa sobre direitos, provoca reflexões sobre o racismo e valoriza as produções de negros em áreas diversas, no Estado. 

Livros

Os livros digitais produzidos pela Gerência de Site e Mídias Sociais abordam questões relativas aos direitos humanos. Violência sexual contra crianças, violação de direitos de idosos e igualdade de gênero são os temas das publicações anteriores.

O post Novo livro digital da ALEMS integra projeto antirracista apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas