Diário Digital Número de mulheres em atividades agrícolas cresce 109% em MS

Número de mulheres em atividades agrícolas cresce 109% em MS

As atividades agrícolas foram as que mais registraram crescimento da participação das mulheres em dez anos, de acordo com levantamento feito pelo Sistema Famasul com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, chegando a um aumento de 109% em Mato Grosso do Sul. O número saiu de 1,1 mil mulheres em 2010 para 2,4 mil […] O post Número de mulheres em atividades agrícolas cresce 109% em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

As atividades agrícolas foram as que mais registraram crescimento da participação das mulheres em dez anos, de acordo com levantamento feito pelo Sistema Famasul com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, chegando a um aumento de 109% em Mato Grosso do Sul. O número saiu de 1,1 mil mulheres em 2010 para 2,4 mil em 2020.

O número de mulheres ocupadas na agropecuária sul-mato-grossense cresceu 14,98% nesse período e a participação delas aumentou 3,84%. No ano de 2010 representavam 13,73% dos empregados no campo e em 2020 passou para 14,26% das pessoas ocupadas.

Segundo a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, todos os setores da economia sul-mato-grossense apresentaram aumento da participação feminina, exceto administração pública e construção civil.

“O crescimento da atuação das mulheres nas atividades agrícolas acompanha o aumento da produção e de tecnologias presentes no agronegócio, gerando oportunidades para todos. A atuação das mulheres no campo será cada vez maior, considerando que elas apresentam um nível de escolaridade proporcionalmente superior aos homens em razão da contínua capacitação profissional”, explica.

Ainda de acordo com os dados, até 2020, cerca de 66% das mulheres receberam até 1,5 salário-mínimo e mais de 23% receberam de 1,5 a 3 salários. Em relação à escolaridade, a maioria delas obtém o ensino médio completo, com 41,23%.

A maior presença das mulheres é na criação de bovinos, com 53,44% de participação. Em seguida no cultivo de soja com 13,90%, atividades de apoio à agricultura com 6,35% e cultivo de cereais com 4,88%.

(Fonte: Sistema Famasul)

O post Número de mulheres em atividades agrícolas cresce 109% em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas