Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Onça, arara e filhote de anta empalhados serão entregues ao Bioparque

A Polícia Militar Ambiental e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) farão a entrega de onça-pintada, uma arara-canindé e um filhote de anta para o Bioparque Pantanal. A entrega será feita nesta segunda-feira, dia 4, às 14h. Os animais foram taxidermizados (empalhados) durante um curso realizado em uma parceria entre a PMA e a UCDB […] O post Onça, arara e filhote de anta empalhados serão entregues ao Bioparque apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Polícia Militar Ambiental e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) farão a entrega de onça-pintada, uma arara-canindé e um filhote de anta para o Bioparque Pantanal. A entrega será feita nesta segunda-feira, dia 4, às 14h.

Os animais foram taxidermizados (empalhados) durante um curso realizado em uma parceria entre a PMA e a UCDB para alunos dos cursos de medicina veterinária e biologia e Policiais Militares Ambientais. A entrega será efetuada no Bioparque.

Os instrutores foram três Policiais Militares Ambientais. Durante as 40 horas do curso foram taxidermizados 11 animais, dentre eles: uma onça-pintada, um tamanduá-bandeira, um filhote de anta, um preá, uma jiboia, dois tucanos, uma arara-azul, uma arara-canindé, um coró-coró, também conhecido como curicaca-parda e um animal doméstico da espécie cachorro.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Os animais ficaram secando e amanhã (4) serão retirados arames e tábuas utilizados para a sustentação e manutenção da posição. Eles permanecerão na posição que ficaram por centenas de anos, até sua deterioração. A conservação da taxidermia pode durar centenas de anos.

Publicidade

Além de compor acervo para Educação Ambiental no Bioparque Pantanal, os demais animais comporão museus de fauna itinerantes que são utilizados como atrativos para os trabalhos de Educação Ambiental da PMA.

Na Educação Ambiental executada pela PMA, além do museu, há outras oficinas, que são utilizadas como atrativos para discussões de outros temas, como: oficina de reciclagem (em que se discute a questão dos resíduos sólidos), do ciclo da água (discutem-se recursos hídricos), a casinha da energia (maquete usada para se discutir sobre os tipos de produção de energias e seus impactos, bem como energias as renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discutem-se sobre desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.).

Publicidade

Além disso, é apresentado o teatro de fantoches, com peças discutindo esses, e vários outros temas ambientais. A PMA trabalha atualmente em média 20 mil alunos por ano em escolas da Capital e interior.

O post Onça, arara e filhote de anta empalhados serão entregues ao Bioparque apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.