Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Onda de calor bate novo recorde nacional com 44,6°C em MS

A histórica onda de calor continuou ativa e até ganhou força em grande parte dos estados de MS e SP, especialmente entre o centro-norte e nordeste de MS e o norte-noroeste de SP nesta segunda-feira, 5 de Outubro. A marca desta segunda-feira em Água Clara-nordeste do MS- de 44,6°C bate o recorde anterior desta onda […] O post Onda de calor bate novo recorde nacional com 44,6°C em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A histórica onda de calor continuou ativa e até ganhou força em grande parte dos estados de MS e SP, especialmente entre o centro-norte e nordeste de MS e o norte-noroeste de SP nesta segunda-feira, 5 de Outubro.

A marca desta segunda-feira em Água Clara-nordeste do MS- de 44,6°C bate o recorde anterior desta onda de calor e do MS (44,4°C no dia 1°/10) e entra para a história recente como a maior temperatura registrada no Brasil desde 2006 (empata com registros de Bom Jesus do Piauí).

Também foram batidos os recordes de São Gabriel do Oeste- ao norte de Campo Grande- com 42,3°C, maior desde 2007 quando da abertura da estação (anterior de ontem com 41,3°C).

Em Coxim a temperatura alcançou 43,7°C e se aproximou do recorde batido no dia 30/09 com 44,1°c. Em Paranaíba, no extremo nordeste do MS, os 43,6°C registrados hoje é o maior da série histórica desde 1971 (anterior era desta onda de calor no dia 30/09 com 42,8°C).

Publicidade

Em Campo Grande a temperatura registrou novo recorde de seu histórico com 41,0°, superando os 40,8 °C registrados na última quarta-feira dia 30/09.

Brasil - Calor extremo também foi observado no estado de SP sobretudo no norte e noroeste. Em Jales foi anotado 41,9°C, novo recorde já que supera os 41,7°C verificados no dia 30/09 recente. É a maior temperatura desde 2007 quando da abertura da estação.

Publicidade

Outros valores acima dos 41°C, em Votuporanga fez 41,8°C, 41,2°C em Ibitinga e 41,1°C em Barretos. Marca de 42,1°C verificada no sábado em Catanduva é a maior temperatura desde 1961 naquela localidade (anterior era 41,2°C do dia 30/09, valores que bateram a máxima de 40°C no ano passado).

De acordo com as medições da estação meteorológica automática do Inmet-Mirante de Santana, a temperatura máxima desta segunda-feira 05/10, foi de 35,9°C, valor registrado perto das 15h, 5° maior valor do histórico de 1943-2020 para um mês de outubro.

Publicidade

Após o final de semana de alívio no calor na faixa leste do estado (capital SP teve 29,6°C e 22,3°C, no sábado e domingo, respectivamente) a temperatura voltou a disparar nesta segunda. Na última sexta-feira 02/10/2020 a capital registrou 37,4°C, sua maior temperatura do ano e a 2ª maior temperatura da série histórica das medições do Inmet no Mirante de Santana na Capital Paulista, as quais datam de 1943. O recorde de temperatura máxima absoluta para a Capital (considerando o Mirante de Santana como referência de comparação) ainda é de 37,8 °C em 17/10/2014.

A causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro, ainda é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil. Os ventos subsidentes (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície provocam de tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, valores inferiores a 15%, principalmente do centro para o norte do estado de SP.

Calor continua muito intenso até a quinta-feira 08/10 mas gradual mudança de padrão atmosférico ocorre a partir desta terça-feira

Embora o calor prossiga com força, ainda com potencial de recordes entre o centro-norte de SP e o nordeste do MS, gradual aumento de umidade, virá em parte através dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico, de áreas de instabilidade e aproximação de frente fria do sul do País nos próximos dias. Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira 09/10 quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também o centro e Sudeste do País.

Para mais informações, previsão do tempo e avisos meteorológicos de tempo severo, acesse:

https://portal.inmet.gov.br/

O post Onda de calor bate novo recorde nacional com 44,6°C em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.