Um ônibus de viagem, que saiu de Corumbá, com 34 passageiros, todos de nacionalidade boliviana, foi apreendido nas imediações do Brás, bairro de São Paulo, no sábado, 06 de março. A apreensão faz parte de uma ação de fiscalização e combate ao transporte irregular interestadual de passageiros, realizada por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
Todos os passageiros foram conduzidos ao terminal rodoviário do Tietê, onde a Guarda Civil Metropolitana utilizou sua divisão de cães farejadores para uma vistoria minuciosa nas bagagens de todos os integrantes da viagem.
Os fiscais federais da ANTT constataram que o ônibus, além de clandestino, estava com pneus carecas, extintor de incêndio vencido, não tinha cinto de segurança em todas as poltronas e o motorista não tinha curso específico para o transporte coletivo de passageiros.
Várias irregularidades foram constatadas durante o flagrante, como pneus "carecas"Também ficou constatado através do disco tacógrafo, equipamento que registra dados sobre o veículo, como velocidade e períodos de paradas e tempo de viagem, que, durante seu trajeto de mais de 1.400 quilômetros, o ônibus ultrapassou várias vezes a velocidade máxima permitida.
Foram lavrados autos de infração para todas as irregularidades constatadas e o veículo foi recolhido ao depósito da ANTT.
A ação
A apreensão faz parte de mais uma etapa da Operação Pascal, cujo objetivo é tirar de circulação veículos que realizam transporte clandestino de passageiros.
Participaram ainda o Grupo Nacional de Repressão ao Transporte Clandestino, que atuou em apoio à unidade regional de São Paulo juntamente com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Civil.
O post Ônibus clandestino que saiu de Corumbá é apreendido em São Paulo apareceu primeiro em Diário Digital.