Diário Digital Operação visita fazendas para investigar origem do fogo no Pantanal

Operação visita fazendas para investigar origem do fogo no Pantanal

Trinta e cinco fazendas das regiões do Nabileque e Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense, serão visitadas por agentes que atuam na Operação Focus criadas para investigar as causas dos incêndios no bioma. Um dos objetivos da Operação Focus é identificar a origem dos focos de incêndio e punir os responsáveis nos casos em que a queima […] O post Operação visita fazendas para investigar origem do fogo no Pantanal apareceu primeiro em Diário Digital.

Trinta e cinco fazendas das regiões do Nabileque e Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense, serão visitadas por agentes que atuam na Operação Focus criadas para investigar as causas dos incêndios no bioma.

Um dos objetivos da Operação Focus é identificar a origem dos focos de incêndio e punir os responsáveis nos casos em que a queima da vegetação foi proposital.

A Operação Focus estava sendo planejada desde o ano passado, quando o Estado viveu situação de emergência devido a incêndios florestais e também em lavouras.

O Imasul instalou uma sala de monitoramento de imagens de satélite para analisar o surgimento desses focos, fazendo cruzamento das informações com autorizações de queimadas controladas, por exemplo.

Além disso, servidores do Imasul trabalham internamente na coleta e análise de imagens para municiar as equipes com informações. “Com auxílio de imagens de satélite levantamos o provável início de alguns focos de incêndios na região do Pantanal”, explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges.

Nas visitas às propriedades os fiscais do Imasul e agentes de segurança fazem levantamento da área queimada e verificam os indícios da origem do fogo, se estão condizentes com as imagens de satélite.

No sábado, a intenção é já ter um balanço parcial dessa primeira fase da Operação.

“A operação já estava definida desde semana passada, com equipes montadas, estratégia de ação, rotas de vistorias, tudo minuciosamente planejado e documentado para, efetivamente, identificar a origem e os motivos desses incêndios terem saído do controle”, afirmou Verruck.

Outro objetivo da Operação Focus é socorrer os animais castigados pelas queimadas. Assim que forem encontrados animais feridos imediatamente o resgate é acionado para fazer o socorro e transporte até os centros de tratamento.

O post Operação visita fazendas para investigar origem do fogo no Pantanal apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas